Logo E-Commerce Brasil

Localiza é case de alinhamento operacional e tecnológico

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A apresentação de André Petenussi, CTO da Localiza, foi a responsável por fechar o primeiro dia da Conferência MG E-Commerce Brasil, em Belo Horizonte. O executivo abordou o alinhamento de cultura e tecnologia, utilizando o case da própria locadora de veículos.

Marcelo Linhares (Onfly) e André Petenussi, CTO da Localiza - IA e dados - Conferência MG
Marcelo Linhares (Onfly) e André Petenussi, CTO da Localiza (Imagem: Lucas Kina/E-Commerce Brasil)

O executivo começou citando a relevância dos dados para formatar estratégias dentro da companhia. Uma “estratégia de dados”, como disse, faz com que ações sejam mais assertivas.

Depois, Petenussi entrou no principal assunto de sua entrevista, comandada por Marcelo Linhares, CEO da Onfly: cultura e tecnologia.

“A geração de cultura precisa da união dos dados com talentos internos. Na Localiza, o alinhamento da estrutura tecnológica com a jornada do cliente e operação dos times foi um dos principais caminhos para incrementar a empresa culturamente”, explicou.

Em outro momento, o CTO reforçou que a transformação de um modelo operacional não funciona sem uma atualização tecnológica da empresa — e vice-versa.

Por fim, Petenussi reforça como dica o que disse anteriormente como parte importante do sucesso da Localiza. Em sua visão, o trabalho cultural de qualquer companhia garante excelência nos serviços.

“A cultura é o que seu time faz quando seu time não está olhando. Investir nisso é garantir que a empresa, independente de seu tamanho, tenha uma operação única”.


Perdeu alguma palestra? A cobertura completa da Conferência MG está disponível no E-Commerce Brasil.