Logo E-Commerce Brasil

Logística é diferencial para Black Friday 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Com a Black Friday 2024 se aproximando, a preparação surge como uma necessidade para os profissionais de logística visando o sucesso na maior temporada de vendas do ano. A edição de 2023 movimentou mais de R$ 6,9 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e as expectativas para 2024 são ainda maiores. 

Para atender à crescente demanda com eficiência e precisão, as empresas de logística precisam investir em tecnologia e inovação.

Alan Knetsch, co-fundador da empresa de logística Emiteaí, explica: “diferente do que foi em 2023 – uma correria absurda de todos os lados, para embarcadores e transportadores – queremos incentivar que o setor se antecipe e esteja preparado para uma das datas mais esperadas do ano, seja para o varejo ou para os consumidores”.

Imagem: reprodução

Pilares para eficiência

Ferramentas que automatizam processos, gerenciam documentos em massa e facilitam o faturamento de cargas podem revolucionar as operações logísticas. Além de torná-las mais ágeis, essas tecnologias aumentam a responsividade às demandas do mercado.

“A agilidade na logística não se resume apenas à velocidade de entrega, mas deve estar presente em todas as etapas do processo, desde o início da operação. Antecipar as necessidades dos clientes e manter a eficiência é crucial não só para evitar o estresse do consumidor final, mas também para construir uma reputação sólida e garantir o sucesso a longo prazo”, declarou.

Além de investir em tecnologia, oferecer um suporte ao cliente eficaz é essencial. Automatizar processos não apenas reduz erros, mas também garante melhor controle das informações e evita sobrecargas operacionais durante períodos de alta demanda.

Knetsch ainda comenta: “a preparação antecipada é a melhor estratégia para não cometer os mesmos erros do ano passado. Aproveitar a menor sobrecarga atual para definir e otimizar processos é fundamental para não passar pelo caos da última Black Friday”.

Preparação para data

Treinar equipes para lidar com o aumento no volume de pedidos também é indispensável. Todos os colaboradores devem estar alinhados às melhores práticas e protocolos para garantir operações mais fluídas.

Outro ponto de atenção é a oferta de frete grátis, comum durante a Black Friday e atrativa para consumidores. No entanto, essa estratégia exige planejamento. Transportadores e embarcadores devem firmar parcerias e utilizar ferramentas de gestão para lidar com o alto volume de documentos e minimizar custos.

“Para que a estratégia seja vantajosa, é essencial contar com parceiros logísticos e tecnológicos confiáveis e com processos modernos, garantindo que o custo do frete gratuito seja compensado”, finaliza o executivo.

Para o futuro

A logística vai além de cumprir prazos de entrega: trata-se de antecipar necessidades, garantir agilidade em todas as etapas e evitar transtornos ao cliente final. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também consolida uma base sólida para o sucesso sustentável da empresa.

Outro aspecto necessário é a gestão de documentos fiscais e burocráticos. A digitalização e automação desses fluxos reduzem erros, otimizam o controle de informações e diminuem a necessidade de equipes robustas de atendimento.

A Black Friday é um evento desafiador, mas também uma grande oportunidade. Para garantir que as empresas estejam prontas para a maior temporada de vendas do ano, é preciso: otimizar processos, capacitar sua equipe e investir em tecnologias que fazem a diferença.