Quando pensamos em estratégias, o que vem à mente é a questão de planejamento e organização. E, quando essa questão é sobre a logística para o período de Black Friday, Clóvis Rodrigues, que é COO da Frete Rápido, afirma que todo o processo deve envolver o time interno da operação do e-commerce, assim como os parceiros do ambiente externo. “Tanto os parceiros de entregas como os sistêmicos devem estar na mesma página, alinhados a tudo o que está ocorrendo naquele período”, explicou.
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Para ele, o período exige que todas essas pontas estejam alinhadas, de acordo com a tabela de entregas e valores — afinal, como Rodrigues reconhece, “o frete é um dos principais responsáveis pela taxa de abandono de carrinhos no e-commerce. Enquanto os parceiros sistêmicos devem se alinhar às integrações da logística, fornecedores de produtos e insumos precisam participar dessa estratégia também. “Isso porque é importante não faltar embalagem, assim como ter ciência da quantidade de produtos para evitar rupturas de estoque”, diz Rodrigues.
Logística como estratégia de vendas na Black Friday
Entre as ferramentas disponíveis no mercado, Rodrigues explicou no evento Big Solutions – Black Friday que existem opções que, quando alinhadas de formas sistêmicas, oferecem a opção de local de envio do produto. Além disso, há ferramentas que oferecem inteligência capaz de entender a (e calcular) a possibilidade de ofertar frete grátis, por exemplo.
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Outra recomendação importante do especialista é, sempre que possível, realizar a consolidação de volumes. Isso porque, para ele, influencia diretamente no prazo e no custo da entrega para o consumidor final. “Sabendo os modelos de embalagens e como os produtos podem ser acondicionados neles, o cliente tem um valor de frete justo e, no caso do embarcador, cálculo de valor mais preciso”.
Infraestrutura de tecnologia para a logística na Black Friday
A otimização e antecipação do embarcador diante de eventos como a Black Friday contribui para definir as ocorrências que o time de SAC visualiza, mas o cliente final, não. Afinal, caso haja algum problema na logística, o time de SAC do e-commerce se antecipa e liga ao cliente, informando o imprevisto. “Nesse caso, o pessoal de atendimento informa qual foi o imprevisto e já sugere uma opção de solução, como um novo envio do produto. Com isso, o produto sai novamente para a entrega antes mesmo de retornar à transportadora”, explicou Rodrigues.
Dentro dessa tecnologia há ainda uma possibilidade de rastreamento de produtos com marketing de recompra. Ou seja, a empresa consegue inserir banners promocionais nas páginas de rastreio — o que, segundo Rodrigues, aumenta e muito a possibilidade de uma recompra. “Eu posso garantir isso porque, segundo estudos, as pessoas acessam demais as páginas de rastreio. Imagine que, em uma entrega que leva de 12 a 15 dias, o consumidor confere o rastreio de 50 a 80 vezes. Portanto, é uma enorme oportunidade de oferecer novos produtos dentro dessas páginas”, encerrou Rodrigues.
Confira a apresentação de slides completa disponibilizada pelo palestrante:
O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.