Pesquisa da Nexaas em parceria com o E-Commerce Brasil levantou informações sobre a aderência do omnichannel no varejo atual.
43% dos respondentes afirmaram que não usam nenhuma estratégia omnichannel ainda, mas que pretendem usar no futuro. 36% afirmaram que já usam estratégias omnichannel e pretendem expandi-las.
14% afirmou apenas que sim, usa; 7% afirmaram que desconhecem estratégias omnichannel.
Para as empresas que pretendem aplicar ou expandir as estratégias omnichannel, 28% afirmou ter planos para tal nos próximos 3 a 6 meses. Também na faixa dos 28% estão os que não tem uma previsão.
14% responderam que nos próximos 3 meses e também 14% disseram de 6 meses a um ano.
Também para as empresas que já adotaram alguma medida omnichannel, destacam-se as que implementaram o despacho a partir da loja, com 36% dos respondentes. 29% afirmaram que adotaram o clique e retire na loja. E 21% disseram ter investido em uma estratégia O2O (online to offline).
As empresas que adotaram um modelo omnichannel afirmaram que o principal ganho para a empresa foi a melhora da experiência de compra por parte do cliente (78% das respostas).
57% assinalaram aumento das vendas pelas facilidade do cliente, principalmente com relação à entrega (clique e retire, ship from store) e 36% relataram aumento de vendas pela integração do estoque (prateleira infinita).
Além disso, 50% relataram redução de custo de logística pela maior opção de entregas (dark store, clique e retire, ship from store etc).
Para as empresas que não querem adotar um modelo omnichannel, o principal motivo é acreditar que as trocas ou integrações de sistemas necessárias seriam caras ou complexas (21% das respostas).
14% acham que a estratégia não se aplica ao modelo de negócios/empresa. Também na faixa dos 14% estão os que não adotam o modelo por prever dificuldades operacionais (treinamento e adaptação da equipe).
Leia também: Consumidores afirmam que lojas físicas fidelizam melhor que lojas online, revela pesquisa.