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M-commerce: compras via smartphones aumentam 17% no primeiro semestre de 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

De acordo com a Mobmio, as compras realizadas por smartphones no Brasil aumentaram 17% durante o primeiro semestre de 2024, ultrapassando o crescimento global de 15%. A análise incluiu mais de 26 milhões de pedidos, sendo mais de 500 mil do Brasil. O ticket médio das compras no Brasil subiu de R$ 36,1 para R$ 37,3, enquanto o global passou de US$ 25,5 para US$ 28,7.

Mulher fazendo compras pelo celular com sacolas e cartão em mãos
Imagem: reprodução

No m-commerce (comércio via dispositivos móveis) brasileiro, a categoria de Eletrônicos foi a mais consumida em 2024, representando mais de 28% das vendas via smartphones. Apesar disso, houve uma queda em relação a 2023, quando essa categoria respondia por 32%. 

Em segundo lugar, ficou o setor de Moda, com 20,5% dos pedidos, mostrando um crescimento expressivo comparado ao mesmo período de 2023, quando roupas, calçados e acessórios representavam menos de 15% das vendas via mobile.

Outras categorias populares entre os brasileiros foram:

  • Produtos para casa e jardim (9%);
  • Brinquedos e itens de hobby (7,1%);
  • Produtos de beleza e saúde (6,8%); e 
  • Artigos esportivos (5,2%). 

Produtos infantis (4,6%) e peças automotivas (4,5%) também se destacaram. No primeiro semestre de 2024, as categorias que mais cresceram nas vendas móveis foram roupas femininas (35%), brinquedos (22%) e produtos para casa (21%).

Tendências do m-commerce

Segundo a Mobmio, os lucros dos afiliados focados em tráfego mobile no Brasil cresceram cerca de 15% no primeiro semestre de 2024.

Além disso, o número de empresas brasileiras que firmaram parcerias com aplicativos móveis, fabricantes de smartphones e outras fontes de tráfego por meio de redes de afiliados aumentou em mais de 10% este ano, com expectativas de crescimento ainda maior em 2025.

Para lidar com os desafios trazidos por esse crescimento, as marcas estão adotando duas estratégias principais: aumentar os investimentos em contratação de pessoal ou em automação.