Hoje é difícil pensar em compra online de móveis e decoração sem pensar na marca Madeira e Madeira. A empresa que virou referência no setor, porém, começou sua experiência na internet somente em 2009 e com a intenção única de vender pisos de madeira. O caminho que a empresa percorreu para se tornar um marketplace de sucesso foi contado por Ana Gabardo, diretora de Marketplace 3P & Guide Shop da Madeira Madeira na Conferência E-Commerce Brasil – Paraná.
A Madeira Madeira é o site de casa e decoração mais acessado do Brasil. São mais de 16 milhões de acessos ao mês, com mais de 2 milhões de produtos, mais de 10 mil entregas por dia e mais de 5 milhões de clientes atendidos. A empresa paranaense, hoje referência em omnichannel, nasceu com a intenção de ser apenas online, mas entendeu o mercado e foi, aos poucos, crescendo.
“A Madeira Madeira começou muito focada em pisos de madeira, que é o que a empresa familiar fazia. Mas foi olhando para um problema que existia no varejo online que foi se transformando. A marca percebeu que a venda de móveis e decoração ainda engatinhava no online e ampliou a sua gama de ofertas”, explicou Ana Gabardo.
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Em 2010, a Madeira Madeira criou o seu primeiro time de vendas. A intenção era fazer um atendimento mais personalizado, por telefone, para atrair consumidor para a marca. Deu certo. O projeto foi sendo ampliado e 2016 a marca se expande para marketplaces, até que em 2018 lança o seu marketplace próprio.
Novamente a marca resolveu olhar para o mercado. Antes da pandemia, 95% dos consumidores de móveis e decoração estavam nas lojas físicas. Com a tendência omnichannel, a Madeira Madeira lança, no início de 2020, a sua primeira Guide Shop – uma loja física de mostruário, onde o cliente pode conhecer melhor o produto antes de fazer a compra online.
“Nós temos a missão de reinventar a maneira como as pessoas montam a sua casa e vamos trazer soluções que tornam cada vez mais possível ter uma casa bonita e confortável. Somos o principal seller de móveis em dez marketplaces. A gente precisa estar presente em todos os canais de vendas. A decisão é do cliente final. É ele que compra onde se sente mais seguro e precisamos dar essa segurança a ele”, finalizou Gabardo.