Com a recente licença do Banco Central para a Magalupay operar serviços financeiros, a Magazine Luiza pretende expandir a concessão de crédito em 2025 para acelerar as vendas nos canais online e físicos.

O presidente-executivo do grupo, Frederico Trajano, destacou que os indicadores financeiros sólidos e a baixa inadimplência permitem que a empresa avance nessa estratégia. “Os números mostram que essa é uma decisão correta e segura”, afirmou durante conferência com analistas.
Na última sexta-feira (14), as ações da varejista dispararam 12%, liderando as altas do Ibovespa, que registrava um avanço de 2,3%. O movimento ocorre em meio a uma recuperação da companhia e a dificuldades de concorrentes como a Americanas, que segue em recuperação judicial.
Resultados e desafios
Apesar da alta das ações, o balanço do quarto trimestre foi avaliado como misto por analistas do BB Investimentos, que apontaram um crescimento tímido da receita e uma leve queda na margem bruta. Já o JPMorgan atribuiu o aumento do papel a um short squeeze, quando investidores vendidos correm para recomprar ações, impulsionando os preços.
Com a licença do Banco Central para a Luizapay, o Magazine Luiza espera reduzir custos com captação de recursos e impostos, melhorando a rentabilidade. Por isso, Trajano também ressaltou que a demanda no início de 2025 segue forte, contrariando previsões pessimistas sobre desaceleração econômica devido aos juros elevados. “Estamos em uma situação de quase pleno emprego, com salários e benefícios crescendo em termos reais”, afirmou.
Foco na conversão de vendas
O principal desafio do Magazine Luiza será vender com lucro em um cenário de Selic elevada. Para isso, a empresa aposta no aumento da taxa de conversão, ou seja, transformar visitantes em compradores sem necessariamente ampliar investimentos em marketing.
“O ecossistema do Magalu recebe quase 500 milhões de visitas por ano. Nosso foco será melhorar a usabilidade das plataformas, a oferta de produtos, os meios de pagamento e a utilização de inteligência artificial para personalizar a experiência do cliente”, explicou Trajano.
Além disso, a companhia planeja abrir novas lojas físicas das marcas Kabum! eNetshoes, seja em formato isolado ou integradas a unidades do Magazine Luiza.
* Com informações da Reuters.
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