No primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no período de 1º de janeiro a 30 de junho, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco.
De acordo com o estudo, este número aponta um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021. Em valores, o total chega a somar mais de R$2,9 bilhões. No comparativo com o último ano, esse número foi quase 10% maior.
Segundo o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, os dados refletem o crescimento de vendas no e-commerce, mas de forma retraída, comparado aos últimos anos.
“Comparado aos últimos anos, o primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de forma mais retraída, e isso já era esperado por conta da desaceleração do e-commerce após o boom que aconteceu devido à pandemia. Mas, essa crescente ainda é sentida e, consequentemente, as fraudes também se evidenciam, visto os crescimentos, tanto de quantidade quanto de valor”.
O top três das categorias mais procuradas
Entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estes também foram líderes no primeiro semestre de 2021, apenas com uma mudança: o celular ocupou o primeiro lugar, seguido por eletrônicos e, em terceiro, ficou a categoria de games. Para Queiroz, esses grupos oferecem maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, portanto, dificilmente sairão da liderança.
Conheça as regiões mais fraudadas
A região Norte (3,34%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações. Já a região Sul (1,09%), apresenta o menor índice do ranking dos estados. Mas, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do País.
Gênero e faixa etária
Em termos de gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes. Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale analisou mais de 165 milhões de pedidos e considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Leia também: Dia dos Namorados registra crescimento de 17,5% em fraudes, aponta ClearSale