A Pipeline Capital, empresa global de fusões e aquisições com foco em tecnologia, que completou 10 anos de operação neste ano, acaba de lançar seu novo mapeamento 2022 da indústria do E-commerce no Brasil, realizado em parceria com o E-Commerce Brasil. O mapa aponta a presença de mais de 1.030 empresas relevantes no ecossistema de e-commerce, um crescimento de 22% com relação ao estudo do ano passado que possuía 853 empresas.
Neste mapeamento, as empresas foram agrupadas em 9 categorias distintas sendo: Plataformas de E-Commerce / Implementação (220), Marketplaces (48), Marketing / Vendas (254), Pagamentos (81), Atendimento (73), Logística (141), Gestão (127), Suporte (46), Segurança (25). Em seguida, essas mesmas categorias foram divididas em outras 37 subcategorizações.
O grupo de Marketing / Vendas, por sua vez, é a área que contempla o maior número de subcategorias (8), entre elas, o “planeta” de maior destaque é o de Agências de Marketing Digital / Performance (96 empresas).
Em outra análise, as maiores variações médias de categoria foram: crescimento de 34% na categoria Pagamentos, 30% na de Logística e 27% na de Gestão.
“O mapa evolutivo apresenta o atual estágio da indústria e-commerce no Brasil, com um desenho completo e de leitura simples de todo o ecossistema desta importante indústria que cresce e fomenta um ecossistema cada vez mais sólido em nosso País”, comenta Pyr Marcondes, Senior Partner na Pipeline Capital.
Desde 2018, a Pipeline Capital tem um time dedicado à pesquisa de novas empresas dentro do ecossistema de tecnologia e inovação no País. A partir de um grande banco de dados, a Pipeline tem publicado e compartilhado juntamente com co-realizadores, estudos relevantes cobrindo vários setores com o objetivo de difundir o conhecimento e gerar novos negócios.
“É uma alegria imensa participar com o time da Pipeline Capital da idealização e divulgação do Scape Report E-Commerce 2022. Nesses meus 25 de e-commerce, pude acompanhar as mais diversas categorias e empresas do estudo surgirem, crescerem e se consolidarem. Foi uma honra expor o mapa do nosso mercado durante a 13ª edição do Fórum E-Commerce Brasil nos dias 26 e 27/07 no Transamérica Expo em São Paulo. Impressionante ver os mais de 18.000 congressistas inscritos no evento parando em frente ao mapa gigantesco (32 metros quadrados estampado na frente do auditório de Marketing & Vendas) para tirar foto do mapa e buscar as empresas do nosso ecossistema, com destaque especial aos Mantenedores do Projeto E-Commerce Brasil 2022”, apontou Samuel Gonsales, Diretor de Relacionamento do E-Commerce Brasil.
Leia também: Como internacionalizar sua marca: os desafios de empreender fora