Um estudo da Dinamize mostra que a personalização no marketing de e-commerce se tornou essencial para o sucesso das marcas. A pesquisa aponta que 90% das empresas investem em campanhas segmentadas e automatizadas — a fim de direcionar mensagens para públicos específicos para aumentar o engajamento e as vendas.
Há pouco, o levantamento CX Trends 2024, realizado pela Octadesk e o Opinion Box, mostrou que 87% dos respondentes já optam por marcas que oferecem uma boa experiência. Além disso, 67% dos consumidores enxergam o atendimento personalizado como principal fator para comprar.
Segmentação gera resultados expressivos
A personalização se traduz em resultados concretos, uma vez que o envio de e-mails segmentados resulta em 33% a mais de aberturas em comparação com mensagens genéricas. Já o número de cliques em links segmentados dispara 56% em comparação com envios sem direcionamento.
Momentos ideais para comunicação
Outro insight trazido pelo estudo foi em relação aos melhores horários para enviar e-mails. Terça, quarta e quinta-feira são os dias com as maiores taxas de abertura (18,11%), enquanto o horário com maior visualização é às 13h (7,3%).
Base de contatos: qualidade em alta
Destaca-se também a qualidade da base de contatos dos e-commerces. Final, 95% dos e-mails cadastrados são válidos, enquanto apenas 4,5% são inválidos. Em 2019, esse índice era de 7%, demonstrando a crescente organização das bases de dados.
Domínios mais utilizados e engajamento
O Gmail se destaca como o domínio mais utilizado para envio de e-mails (54,94%), seguido pelo Hotmail (25,32%) e Yahoo (6,2%). Em relação ao engajamento, o iCloud lidera a taxa de abertura (42%), seguido pelo Uol (36,76%) e Gmail (20,87%). Já o índice de erros de entrega é mais alto no Terra (38%), Yahoo (27,5%) e Hotmail (9,49%), consequentemente.