A Black Friday já está batendo à porta e as estratégias de marketing estão sendo usadas pelos e-commerces. O marketing de afiliados, que teve um “boom” com a pandemia do novo coronavírus, não só pode, como deve ser implementado nessas campanhas. Para tratar sobre o assunto, o evento The Future of E-Commerce – edição Marketing convidou o Country Manager Brazil da Awin, Rodrigo Genoveze.
“A gente passa por um crescimento enorme e muito importante no e-commerce se compararmos com 2019. Isso é ainda maior em países que não tinham o costume de comprar online. Essa onda da compra online veio para ficar nesses países emergentes e é preciso agir para tornar isso cada vez mais atrativo na retenção de clientes”, defendeu o palestrante.
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Genoveze identifica “pontos cegos” que a afiliação ajuda o anunciante: aquisição; tracking e atribuição. Na visão do especialista, essas três ações, implementadas a partir de agora pode auxiliar na busca por mais anunciantes e, consequentemente, maior visibilidade da marca.
E como usar isso na Black Friday?
O Country Manager Brazil da Awin acredita que as ações de marketing para a Black Friday precisam ser usadas já a partir de outubro, sobretudo neste ano, em que novas pessoas pretendem comprar online. Ele lembra que é importante usar ações diferentes para determinado público. A estratégia para novos clientes é diferente da usada para atrair um consumidor que não compra há alguns meses na loja, por exemplo.
“A gente quer sair desse modelo de last-click e olhar toda a jornada do consumidor. O futuro está focado na aquisição, no tracking e na afiliação. É importante ter regras para novos clientes, outras para clientes que estão retornando…é na base de testar e ver o que funciona de forma muito transparente”.
Rodrigo Genoveze lembra da importância de começar as campanhas antes.” Nesse ano, se pensarmos em logística, o mês de outubro também será muito importante. Já existem campanhas para gerar tráfego a determinado site e conseguir vender para esse usuário em novembro”.