Impulsionadas pelo avanço da inteligência artificial, as transformações digitais são cada vez mais velozes, resultando em uma concorrência ainda mais acirrada.
Nesse contexto, o Marketing H2H (Human to Human) surge como um divisor de águas para as lojas virtuais se conectarem com seus clientes de forma genuína.
Idealizado por Philip Kotler, pai do marketing moderno, o H2H vai além dos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) e abrange 3 novos pilares que colocam o relacionamento humano no centro da estratégia, são eles Serviço, Marca e Incentivo.
Por isso, ao contrário do marketing tradicional, que se concentra em mensagens unidirecionais e na venda de produtos, o H2H constrói relacionamentos genuínos e duradouros com os clientes, visando a fidelização.
Com o Empreender Plus, pacote de aplicativos completo para lojas virtuais, é possível ter acesso a diversas ferramentas que facilitam a implementação do Marketing H2H. Leia e entenda como isso é possível.
Como colocar o H2H em prática na sua loja virtual?
O Empreender Plus é confiável e tem ferramentas que automatizam tarefas repetitivas e otimizam processos, liberando tempo para o empresário se concentrar em outras áreas estratégicas do negócio.
Além disso, elas ajudam a aumentar as conversões, fidelizar clientes, impulsionar o crescimento de lojas virtuais e se destacar da concorrência com soluções inovadoras
Então, com o pacote de apps da Empreender, o lojista tem tudo o que precisa para transformar a experiência do cliente e alcançar resultados incríveis, usando os 7 pilares do marketing H2H:
1. Produto
O marketing H2H coloca o cliente no centro da criação de produtos, focando em suas necessidades e desejos específicos. Isso se diferencia do marketing tradicional, que frequentemente cria produtos sem considerar a perspectiva do consumidor.
Sendo assim, crie uma experiência de compra personalizada, com produtos relevantes, utilizando ferramentas como:
Automagico
O Automagico é um aplicativo para cadastrar produtos em massa e aumentar a conversão e fidelização dos clientes com informações precisas e atrativas.
Afinal, o app permite criar catálogos completos em minutos, automatizando a criação de descrições, imagens e preços. Então, vale a pena experimentar cadastrar 100 produtos em menos de 1 hora, economizando tempo e esforço.
Dropi
Com o Dropi, expanda seu catálogo sem investir em estoque, conectando-se a fornecedores confiáveis como AliExpress, CJ Dropshipping e 3 Cliques (FForder).
Desse modo, é possível oferecer aos seus clientes uma variedade maior de produtos, atendendo às suas necessidades e tendências do mercado.
Além disso, o Dropnacional atende à demanda por produtos nacionais com facilidade e segurança, contando com fornecedores brasileiros e logística eficiente.
Assim como oferece entregas mais rápidas e evita problemas com alfândega, o Dropnacional garante uma experiência de compra mais satisfatória para seus clientes, promove a economia local e fortalece a identidade da marca.
2. Preço
A transparência e a clareza nos preços são fundamentais no marketing H2H, oferecendo valor percebido e fidelizando clientes.
O marketing tradicional, por outro lado, pode se concentrar em preços baixos sem considerar a qualidade do produto ou serviço.
Nesse sentido, algumas ferramentas que podem auxiliar os lojistas na personalização de demandas específicas, são:
Frete Hero
O Frete Hero permite alterar o tempo previsto de entrega para um produto, categoria ou para toda a loja, garantindo clareza nas informações para seus clientes e evitando frustração na espera pelos produtos artesanais e/ou personalizados.
Campo Personalizado
Já o Campo Personalizado facilita a venda de produtos personalizados, agregando valor à experiência de compra em lojas que trabalham com produtos exclusivos e sob demanda, adicionando campos para que o cliente preencha as especificações desejadas.
3. Praça
O marketing tradicional, muitas vezes, se concentra em um único canal de venda, limitando o alcance da marca.
Enquanto isso, o marketing H2H facilita o acesso à loja virtual em diferentes dispositivos e canais de venda, proporcionando uma experiência omnichannel e uma logística eficiente. Por isso, alguns aplicativos do Empreender Plus são úteis, como:
Whats.ly
O Whats.Ly permite criar uma comunidade de clientes em grupos de WhatsApp, estreitando o relacionamento com sua marca.
Basta enviar mensagens em massa, promoções exclusivas e novidades de forma personalizada, aumentando a fidelização e o engajamento dos clientes.
Rastreio.net
O Rastreio.net oferece rastreamento de pedidos em tempo real, notificando automaticamente seus clientes sobre o status da entrega, o que proporciona uma experiência de compra transparente e segura.
Imagine oferecer uma página de rastreamento personalizada na sua loja, onde seus clientes podem acompanhar o trajeto de seus pedidos com apenas alguns cliques.
Por isso, o app ajuda a aumentar a satisfação do cliente e reduzir o número de solicitações de suporte.
4. Promoção
A comunicação autêntica é essencial no marketing H2H para construir relacionamentos duradouros com os clientes.
O marketing tradicional, por outro lado, pode se concentrar em mensagens genéricas e impessoais que não conectam com o público.
Sendo assim, engaje o seu público-alvo nas redes sociais e contrate influenciadores relevantes para divulgar seus produtos, usando ferramentas como:
Widget Instagram e TikTok
Integre seus melhores posts do Instagram na sua loja, com o app Widget Instagram, que aumenta a conexão com seus seguidores e divulgação dos seus produtos de forma autêntica e visualmente atraente, através do marketing de conteúdo.
Traga a energia e o dinamismo do TikTok para sua loja, integrando seus melhores vídeos e atraindo novos clientes, usando o Widget TikTok para se conectar com o público jovem e impulsionar suas vendas com conteúdo viral e criativo.
Vale ressaltar que ambas versões do Widget permitem marcar produtos nas imagens e vídeos, levando o cliente direto para o carrinho.
Ovni
O Ovni conecta o lojista com influenciadores relevantes em seu nicho de mercado, possibilitando parcerias estratégicas para divulgar produtos e alcançar um público mais amplo.
Desse modo, há um aumento na visibilidade da marca e a conquista de novos clientes através do marketing de influência.
5. Serviço
Um atendimento excepcional e personalizado é a base do marketing H2H, encantando clientes desde a primeira compra.
O marketing tradicional, muitas vezes, oferece um atendimento impessoal e padronizado, frustrando os clientes.
Portanto, a chave está em oferecer suporte rápido e eficiente em todos os canais e um pós-venda personalizado. Alguns apps que podem auxiliar nessa jornada são:
SAK
O SAK permite recuperar vendas perdidas e reduzir carrinhos abandonados, boletos e PIX enviando lembretes automáticos via WhatsApp, o que facilita o pagamento de uma maneira mais conveniente para o cliente, aumenta a conversão e maximiza seus resultados.
Botão Zap
O Botão Zap adiciona um botão de WhatsApp inteligente na sua loja, direcionando o cliente diretamente para o suporte com o link do produto.
Sendo assim, o app agiliza o atendimento, reduz o tempo de espera e melhora a experiência do cliente.
Super Favoritos
Enquanto isso, o Super Favoritos personaliza a experiência de compra, permitindo que os clientes criar uma lista de desejos na sua loja e acompanhem o histórico de produtos visitados para facilitar futuras compras.
Para ter acesso ao Botão Zap e Super Favoritos, basta acessar o https://app.empreender.plus/ e buscar pelo nome do aplicativo do seu interesse.
6. Marca
O marketing tradicional pode se concentrar apenas na promoção do produto ou serviço, sem construir uma marca coesa.
Por outro lado, a criação de uma marca forte e memorável é fundamental no marketing H2H, transmitindo os valores da empresa e se conectando com os clientes.
Sendo assim, investir na identidade visual e personalização pode ser bastante eficaz. Um app muito relevante para isso também está disponível no Empreender Plus. Veja:
365 Artes
O 365 Artes é um banco de imagem completo para lojas virtuais, oferecendo templates editáveis no Canva gratuito para personalizar banners, selos e criar postagens para as redes sociais, tornando a experiência de compra mais atraente.
7. Incentivo
Oferecer incentivos aos clientes, como brindes, promoções e programas de fidelidade, impulsiona as vendas no marketing H2H.
O marketing tradicional, muitas vezes, se concentra apenas na venda imediata, sem visar a fidelização do cliente.
Portanto, mais uma vez é possível contar com ferramentas disponíveis no Empreender Plus, como:
Lily Reviews
O Lily Reviews facilita a coleta de avaliações, depoimentos, perguntas e respostas dos seus clientes, construindo confiança e credibilidade.
Além disso, é possível incentivar o feedback por e-mail automaticamente após a compra e solicitar a opinião sobre os seus produtos e serviços, oferecendo um cupom de desconto.
Empreender Plus: o parceiro completo para o sucesso no e-commerce
O marketing H2H não é apenas uma estratégia de marketing, mas sim uma filosofia de negócios customer centric, ou seja, que coloca o cliente no centro de todas as decisões.
Com o Empreender Plus, o empresário tem tudo o que precisa para implementar o H2H em sua loja virtual e construir relacionamentos genuínos e duradouros com seus clientes.
Afinal, isso é possível graças ao acesso a mais de 20 aplicativos poderosos por um valor único e mensal, com desconto de 75% em relação à contratação individual.
No vídeo abaixo, Bruno Brito, CEO da Empreender, explica mais vantagens do pacote de apps da empresa. Confira:
Além das informações acima, o Empreender Plus tem integração com as principais plataformas de e-commerce e o lojista também pode adquirir ferramentas para:
- Criação de landing pages sem precisar entender de programação, tudo no modelo arrasta e solta com o app Landing Page;
- Venda de produtos digitais na sua loja, como PDFs, e-books, mp3, mp4 e outros tipos de infoprodutos com o app Dijital;
- Avisar seus clientes automaticamente quando um produto desejado retornar ao estoque com o app Cheguei.
O Empreender Plus disponibiliza um período gratuito de teste. Vale a pena experimentar e conferir a diferença que o marketing H2H pode fazer nos negócios online.
Para isso, acesse https://app.empreender.plus/ e saiba quais apps fazem integração com a plataforma de e-commerce que sua loja está hospedada.