A constante mudança no comportamento do consumidor obriga as marcas a estarem sempre atentas ao público que querem atingir e, para isso, é necessário que o time de marketing saiba exatamente cada passo do seu cliente em potencial. O marketing de performance acaba sendo a alternativa mais acertada para as empresas, principalmente para as que apostam no digital, quando o foco é um resultado mais assertivo e eficiente.
“O marketing de performance responde aos desafios diários dos atores de e-commerce sobre como aumentar o tráfego no site, aumentar a base de dados e captar leads qualificados para alimentar a sua força de vendas, além de gerar mais vendas diretas no site, com a captação de novos clientes”, explica Antony Araújo, Board Member e Associate Director da Kwanko, em entrevista exclusiva ao E-Commerce Brasil.
Segundo ele, esse é um modelo de negócio com resultado, sem risco e com rentabilidade elevada por ter foco no ROI. “Os clientes definem as metas e objetivos, e somos remunerados apenas se cumprirmos”, conta ele, exemplificando como acontece na Kwanko.
No entanto, ainda que sejam utilizadas ferramentas de mensuração de dados e integração de estratégias, há ainda alguns desafios, como a extinção dos cookies no ano que vem e outras questões envolvendo a privacidade de dados dos usuários, que prejudicam algumas ferramentas de métricas importantes para o marketing de performance.
Questionado sobre isso, Araújo conta que a Kwanko está em constante adaptação para conseguir se adaptar ao novo cenário e ainda menciona que a empresa é precursor em termos de boas práticas de Privacy e consent management.
Ele também elenca algumas das principais dores de e-commerces quando o assunto é marketing de performance. Entre elas está a implementação técnica – incluindo tracking, desenvolvimento técnicos específicos, etc –, design – já que nem todos os clientes usam o serviço de uma agência criativa por conta do custo elevado – e compreensão a respeito das boas alavancas de marketing – o que envolve em quais canais investir para obter vendas e por onde começar –, além de saber analisar métricas para definir onde investir.
“A Kwanko responde a todas essas problemáticas, disponibilizando aos seus clientes uma rede de 180 mil afiliados internacionais especializados na divulgação de campanhas de e-commerce (sites de conteúdo, comparadores, agregadores, email marketing etc.) e também uma plataforma de gestão de campanhas com todas as ferramentas para gerir a sua campanha online (estatísticas detalhadas, reportings completos, pagamento automatizado dos afiliados, etc.)”, aponta.
Além disso, o executivo destaca o acompanhamento de um account manager para a otimização dos resultados, a implementação do tracking facilitada pelo apoio da equipa técnica, e os serviços do Estúdio Criativo que pode criar os materiais da campanha (email, banners, landing page, etc.) com foco em performance.
Fusão com a verticalAds
Em maio deste ano, a multinacional de marketing digital se fundiu com a verticalAds, empresa de plataformas de afiliação estabelecida predominantemente no mercado alemão. A parceria visa assumir a liderança no mercado a nível europeu.
“Temos o projeto ambicioso de nos tornar o líder europeu em marketing de performance em diversos setores com expansão para o mundo todo. O plano de desenvolvimento prevê, em particular, uma aceleração no mercado brasileiro, mercado onde a Kwanko já tem presença desde 2010 (registramos um crescimento recorde de 60% nos últimos dois anos) e trabalha com marcas nacionais importantes como SKY, Claro, Grupo Boticário, Porto Seguro, Crunchyroll (Funimation) e MSC Cruzeiros”, fala Araújo.
A fusão promete oferecer aos clientes uma poderosa rede de 180 mil afiliados em toda a Europa e América Latina.
Ele conta que a verticalAds, fundada em 2006, é uma plataforma de marketing de afiliados que desenvolveu ferramentas exclusivas em 3 verticais: finanças, comunicação (telefonia, mídia, energia) e varejo. A Kwanko, que está presente em 7 países, oferece uma complementaridade geográfica, organizacional e comercial ao posicionamento da VerticalAds que está estabelecida principalmente no mercado alemão. “Nos encontramos em um projeto empresarial, focado no crescimento e na criação de valor para nossos clientes”.
Tendências no setor de marketing de performance
Falando em previsões para o futuro, Araújo afirma que o setor do marketing de performance deverá atingir os US$ 8,2 bilhões ainda este ano e faz algumas apostas que devem ser destaque para o mercado de marketing. Veja:
- Apostar no marketing de influência: destaque para os micro e nano influenciadores, que possuem taxa de compromisso mais elevada do que influenciadores famosos.
- A importância da personalização dos conteúdos: com a mudança no comportamento dos consumidores, eles esperam agora conteúdos altamente personalizados de cada marca. A criatividade está na vanguarda dos modelos de negócios à medida que a concorrência aumenta e as marcas precisam se destacar da multidão.
- Estratégia omnicanal: os consumidores estão constantemente em movimento. Marque presença em múltiplos canais para ampliar a sua visibilidade. Isto não significa que sua marca tem que estar ativa em todos os canais, mas você deve estar presente em alavancas relevantes para que sua marca seja acessível além de seu website (cashbacks, sites de códigos promocionais, sites de conteúdo, etc).
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