A Mastercard está testando uma solução de checkout (Mastercard Identity Check) baseada em biometria e reconhecimento facial. A solução já existe em 14 países e funciona através de celulares, tablets e até via browser, no desktop, informou Valério Murta, Vice de Produtos e Soluções Mastercard e Cone Sul, durante coletiva online na manhã desta terça-feira (29).
Para Valério, a nova solução pode ajudar a reduzir o abandono de carrinho em cerca de um terço, já que substitui o modelo tradicional de autenticação através de senhas, evitando que o consumidor esqueça algum dado e desista da compra. “A tecnologia é praticamente transparente e pode ser implantada tanto via co-branded com a Mastercard como via banco”, explicou Valério.
O executivo também ressalta a relevância que a proteção de dados pessoais tem para os consumidores. “Apesar de os entrevistados terem boa idéia da importância de proteger seus dados pessoais e de realizar transações on-line seguras, eles mantêm hábitos de risco, como não mudar a senha ou consultar informações confidenciais on-line em locais públicos”, disse Murta.
“As novas tecnologias (cartões com chip e sem contato, por biometria, impressões digitais e reconhecimento de voz, etc.) são amplamente aceitas pelos consumidores e essas tecnologias ajudarão com certeza a combater os perigos detectados de forma proativa”, acrescentou.
Além do produto, Valério compartilhou alguns dados de uma pesquisa realizada pela Mastercard sobre pagamentos, entre eles:
- 75% dos pagamentos são feitos por cartão na América Latina;
- 64% dos pagamentos são feitos por cartão no Brasil;
- 61% dos brasileiros entrevistados não mudam suas senhas ao acessarem suas contas online (mesmo ao acessarem sites públicos);
- 91% confiam que as novas tecnologias móveis protegem informações financeiras;
- 46% além de si mesmos, confiam no seu banco;
- 90% dos brasileiros estariam dispostos a fazer o necessário para incorporar novas tecnologias de pagamentos como a biometria;
- 85% dos brasileiros entrevistados desejam que todas as lojas permitam o pagamento sem toque;
- 63% dos brasileiros entrevistados usam pagamentos digitais em seus celulares;
- 68% comparariam a utilização de pagamentos biométricos a filmes de ficção científica;
Os dados foram divulgados durante o Fórum de Inovação da Mastercard para a América Latina e Caribe. Segundo os organizadores, o propósito do encontro é repensar e transformar a experiência do usuário na era da hiperconectividade.
O Fórum que vai até amanhã também trará uma amostra das mais recentes soluções de pagamentos da Mastercard, tais como o Mastercard Identity Check, o Pepper (o agente virtual do SoftBank que conta com tecnologia da Mastercard para gerenciar pagamentos digitais) e Groceries by Mastercard (um aplicativo que permite fazer compras diretamente na porta da geladeira), por exemplo.