Logo E-Commerce Brasil

MEIs optam pelo Whatsapp quando assunto é negociar produtos e serviços, diz MaisMei

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Ferramenta de comunicação mais utilizada no Brasil, o WhatsApp cresce sua rede em assunto empresarias. De acordo com pesquisa da MaisMei, o aplicativo é o mais utilizado por 83% dos MEIs para fechar negócios e vender produtos e serviços.

WhatsApp - MEIs - negociar produtos e serviços - pesquisa MaisMei
(Imagem: Freepik)

Bem menos citados, o pódio das plataformas mais usadas pelos MEIs conta ainda com Instagram (48,52%) e Facebook (37,20%). Segundo a MaisMei, meios como ferramentas do Google e TikTok não apareceram muito, além dos marketplaces (9,2%) também não despontarem tão bem. Além disso, 7,77% afirmaram que possuem site próprio.

Comodidade

De acordo com Kályta Caetano, head de contabilidade da MaisMei, a familiaridade das pessoas com o WhatsApp é o grande diferencial. A praticidade da função de pagamentos também é outro ponto levado em consideração.

“O Whatsapp é, no Brasil, o meio mais utilizado para troca de mensagens, seja de caráter pessoal ou profissional. Além disso, a partir do momento que o Whatsapp permitiu a criação de perfis corporativos e implementou um meio de pagamento dentro do próprio aplicativo, MEIs entenderam que, agora, sequer precisam sair deste ambiente para concretizar negócios”, explica.

A transferência de dinheiro por meio do WhatsApp começou no Brasil em 2021. Segundo um relatório de fevereiro de 2023, produzido em parceria por We Are Social e Meltwater, 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp. Isso equivale a 169 milhões de usuários.

Ao todo, mais de seis mil usuários da MaisMei responderam a pesquisa.