O Mercado Livre criou uma nova vertical voltada exclusivamente para produtos digitais. A iniciativa marca a entrada oficial da companhia no comércio de itens 100% online com entrega imediata. No começo, o foco será em gift cards, assinaturas e créditos para plataformas como PlayStation, Xbox, Nintendo, além de serviços como Game Pass e Fortnite.

A estreia da nova frente ocorre em um cenário de forte crescimento nas vendas da categoria gamer dentro da plataforma. No primeiro trimestre de 2025, o volume bruto de mercadorias (GMV) de produtos gamers aumentou 42% em relação ao mesmo período de 2024. Já em relação a novos compradores no mesmo retrospecto, a categoria de tecnologia como um todo registrou alta de 27%. O desempenho é fruto de fatores como ticket médio elevado, alta recorrência de compra — especialmente entre consumidores da Geração Z — e entregas rápidas.
Desde o início dos testes, gift cards de PlayStation e Nintendo estiveram entre os itens mais vendidos da nova vertical, o que reforça a digitalização do consumo gamer. A oferta complementa o portfólio de hardware da plataforma, que inclui consoles como PlayStation 5, Xbox Series S e o recém-lançado Nintendo Switch 2, disponível desde 5 de junho e esgotado no marketplace.
Segundo Gonzalo Greco, diretor de Marketplace do Mercado Livre, a nova categoria fortalece a presença da empresa no setor de entretenimento digital. “Unimos velocidade, conveniência e segurança em uma experiência totalmente integrada, desde a compra até a entrega em tempo real”, afirmou.
Ações estratégicas
Na última semana, o Mercado Livre oficializou uma nova política de frete grátis para compras a partir de R$ 19 em todo o Brasil. A ação, que coincidiu com a data promocional 6.6, é subsidiada pela própria empresa e faz parte de uma estratégia de longo prazo para impulsionar o consumo, aumentar a frequência de compras e fortalecer sua proposta de valor junto a consumidores e vendedores.
Segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, ao reduzir a barreira do custo do frete, a expectativa é atrair novos públicos e estimular compras recorrentes.
Semana Gamer
Como parte da estratégia para ampliar o engajamento com o público gamer, o Mercado Livre iniciou, na última segunda-feira (16), a Semana Gamer. A campanha promocional traz descontos em consoles, periféricos, componentes e acessórios, como headsets, teclados e notebooks.
A ação integra os esforços da companhia para se consolidar como referência no e-commerce voltado ao segmento gamer na América Latina.
Comentários