Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre dobra infraestrutura logística com anúncio de novos centros de distribuição

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em mais uma etapa do plano de expansão de sua malha logística, o Mercado Livre anunciou a inauguração de dois novos centros de distribuição (CD) Fulfillment (Full) no Brasil: um em Franco da Rocha (SP), que começa a operar ainda este ano, e outro na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), que será implementado em 2022, e de mais 26 Service Centers espalhados pelo Brasil, ainda em 2021. A companhia comunica também que colocou em funcionamento os já anunciados CDs de Governador Celso Ramos (SC), Cajamar (SP) – o terceiro na cidade paulista – e de Extrema (MG), ambos inaugurados no último mês de julho.

Centro de Distribuição do Mercado Livre em Cajamar

Com as novidades e a marca de nove CDs Full no Brasil, o Mercado Livre passa a contar com uma infraestrutura logística superior a 1,2 milhão m², sendo 72% deles (875 mil m²) de operações Fulfillment.

Leia também: Fulfillment Mercado Livre: entenda como o marketplace trabalha com essa solução

Com esta estrutura, a companhia amplia as suas entregas em até 1 dia para 2,1 mil cidades do Brasil, além de aumentar consideravelmente sua potência logística e a capacidade de entregas rápidas e no mesmo dia para mais localidades do país.

Entregas mais rápidas com novos centros de distribuição

Os oito centros  de distribuição Fulfillment do Mercado Livre já operam nas modalidades de entregas rápidas. Em média, a participação de entregas rápidas dentre todos os envios a partir das unidades Full está assim distribuída atualmente:

• Até 1 dia: 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas

• No mesmo dia: 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas do Mercado Livre

• Até 2 dias: 4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 90% das entregas

As entregas no mesmo dia, iniciadas em junho no Brasil, alcançam os usuários das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA) para compras de produtos selecionados como Full na plataforma e realizadas até às 11h. Até o final do ano, a empresa planeja estender o prazo para compras para até as 13h.

Além de ampliar a operação Full no Brasil, o plano para acelerar ainda mais as entregas do Mercado Livre incluirá também 17 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers e 3 mil Agências Mercado Livre. Já a malha logística própria da companhia conta com uma frota de veículos que incluem 51 carros elétricos, 260 caminhões, 10 mil vans, 4 aviões e 8 carretas movidas a gás – até o final de 2021, serão 46 carretas sustentáveis em circulação no país.

“O nosso propósito de democratizar o comércio se aplica também às entregas. Com essa movimentação, além de fomentar a economia nacional, aumentamos muito a capilaridade no país inteiro, cumprindo com a promessa de realizar as entregas mais rápidas do Brasil. Por entendermos que, além do sortimento de produtos e do preço do frete, o prazo curto e preciso das entregas são fatores importantes para os usuários, estamos replicando a nossa tecnologia de entregas no mesmo dia para novas regiões brasileiras, como Minas Gerais”, explica Leandro Bassoi, VP de logística do Mercado Livre para a América Latina.

Segundo o executivo, a companhia desenvolve tecnologias e soluções internamente para entregar o maior número possível de produtos para o Brasil inteiro, reforçando a missão da companhia de democratizar as entregas.

Balanço

No segundo trimestre de 2021, o Mercado Envios enviou mais de 230,5 milhões de itens, um aumento de 46,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, a penetração da rede logística encerrou o segundo trimestre com 86% do total das entregas no período. Em uma base consolidada, o serviço Fullfilment de Mercado Envios já atingiu 29% de penetração no Brasil, versus 27% dos três primeiros meses de 2021.