Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre e Amazon lideram como e-commerces mais buscados, revela Conversion

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A pesquisa da Conversion mapeou quais são os nomes do e-commerces mais procurados pelos consumidores e trouxe uma lista com as 10 principais plataformas. Os dados também apontam que em junho, o tráfego do e-commerce sofreu uma pequena retração de 2%, após uma alta de 6% em maio. Ainda assim, o número absoluto de acessos únicos atingiu 2,31 bilhões, marcando o quarto melhor desempenho do ano.

Mulher fazendo compras com online com o celular e carrinho de compras à frente.

De acordo com o ranking, o Mercado Livre aparece como líder de buscas, uma posição que vem ocupando desde o começo do ano. Só no mês de junho, foram mais de 322 milhões de acessos na plataforma. Em segundo, vem a Amazon Brasil com mais de 178 milhões de acessos, mantendo também a mesma posição.

Os e-commerces asiáticos despontam na lista, como a Shopee, que aparece no terceiro lugar, com mais de 140 milhões de acessos. A Shein e AliExpress ocupam a quinta e sexta posição, respectivamente, alcançando mais de 80 milhões de acessos em junho, em uma escalada rumo ao destaque entre as principais plataformas.

Enquanto a Magalu, Americanas e Samsung seguem consolidadas nas suas posições do mês de maio, a Casas Bahia variou de posição, caindo da sétima para oitava posição, perdendo o lugar para o iFood.

Ranking das plataformas de e-commerce mais buscadas pelos consumidores. (Imagem: Conversion/Divulgação)

Panorama sobre o setor de e-commerce

O relatório da Conversion revelou que em termos de tráfego, o setor de e-commerce teve um primeiro semestre com o desempenho inferior ao último período do ano passado. Entre julho e dezembro de 2022, as plataformas alcançaram uma média de 2,43 bilhões de acessos mensais. No entanto, de janeiro a junho de 2023, esse número caiu para 2,32 bilhões, representando uma queda de 4,5%.

Diego Ivo, CEO da Conversion, vê esse dado como algo de certa forma positivo, destacando que o segundo semestre reserva datas importantes para o varejo, como a Black Friday e o Natal.

Ele afirma que no “ano passado, o e-commerce atingiu seu melhor desempenho em novembro, com 2,69 bilhões de visitas, principalmente devido à grande expectativa em torno da Black Friday”.

Veja a pesquisa da Conversion na íntegra.

Fonte: Moneytimes