A expectativa do Mercado Livre para a Black Friday 2023 é de superar o ano passado. Com crescimento de 19% na data passada, a gigante enxerga possibilidade de 50% dos consumidores comprarem mais este ano, atingindo ticket médio parecido com o de 2022.
A constatação veio por meio do estudo Panorama de Consumo da Black Friday, conduzido em parceria com o Mercado Pago. Aproximadamente oito mil consumidores de ambas as marcas foram entrevistados pelo Mercado Pago entre 18 e 22 de setembro.
De acordo com o Mercado Livre, a busca por preços e produtos já começou para 65% das pessoas. A antecipação e planejamento para compra na Black Friday, portanto, são alguns dos perfis traçados para 2023.
Outro comportamento visto com o levantamento é que a estrutura logística será peça-chave. Este ano sem eventos paralelos — vide Copa do Mundo e Eleições — em meio a data, entende-se agilidade nas entregas e frete grátis podem ser grandes aliados do e-commerce.
A comprovação disso na pesquisa é que, para 75% dos entrevistados, a gratuidade no frete é um grande atrativo para comprar. Além disso, uma em cada três pessoas consideram a entrega rápida um fator decisivo para não abandonar produtos no carrinho.
Os responsáveis pela pesquisa foram Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, e Daniel Davanço, head Brasil de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago.
Produtos e pagamentos preferidos
Entre as categorias as quais se espera mais destaque e experimentam maior busca pelos consumidores brasileiros, estão:
– Eletrodomésticos
– Eletrônicos e Celulares
– Moda e Casa&Decoração
Já no que diz respeito às formas de pagamento para a Black Friday, o cartão de crédito ainda é o mais utilizado. No entanto, como outros estudos mostraram ao longo do ano, o Pix continua em ascensão. Veja a lista:
– Cartão de crédito (69%)
– Pix (17%)
– Cartão de débito (7%)
– Outros métodos (7%)
Ao todo, 18% pretendem pagar à vista, enquanto em 2022 o mesmo índice mostrava 15%. O parcelamento em até seis vezes ainda é a opção mais procurada (67%).
Por fim, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao da Black Friday 2022, principalmente nos valores mais baixos. Quem respondeu a pesquisa indicou pretensões de gastar:
– Até R$500 (33%);
– Entre R$ 500 e R$ 1 mil (24%);
– Entre R$ 1 mil e R$ 2 mil (20%);
– Acima de R$ 2 mil (23%).