default
Publicidade: default

Mercado Livre desenvolve nova estratégia com foco em segmento de moda

default
Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

default
Imagem: reprodução

Planejamento para o futuro

“A região de Franca, que é muito forte em calçados, e a região de Nova Friburgo, que é muito forte com lingerie e roupas de ginástica, estão mapeadas. Há muitos polos no Brasil que nós gostaríamos de nos aproximar e levar esse projeto”, completa a presidente.

Em 2023, foi anunciado pela empresa um investimento de R$ 19 bilhões no Brasil e uma contratação de 5.700 pessoas, promovendo um total de 21 mil funcionários no país. O objetivo da investida em moda é aumentar, também, a penetração do e-commerce no comércio brasileiro; atualmente, cerca de 32 milhões de usuários entram na seção de moda do site mensalmente.

Ao final, a executiva diz: “o e-commerce, antes da pandemia, tinha 7% de penetração. Saímos disso e fomos para 14%. Mesmo assim, quando a gente olha para outros mercados, como os Estados Unidos, que têm 25% de penetração, e a China, com 40%, vemos que ainda há uma avenida longa de oportunidades para crescermos aqui no Brasil”

Benefícios para vendedores

Inicialmente, o Mercado Livre planeja atrair 400 empresas, visando ampliar o potencial de vendas e de alcance dos empreendedores através de um dos principais e-commerces da América Latina. Na comparação do número de vendedores do primeiro quarter de 2022 com o quarter de 2023 há um crescimento de 21% e um aumento de 27% nas vendas.

Pensando em trazer vendedores do Brás, a plataforma explica que oferece diferentes serviços e assistências, como por exemplo:

– Ponto fixo de coleta em um dos principais shoppings da região; 

– Hub logístico; 

– Auxílio para cupons;

– Publicidade de produtos na plataforma;

– Frete grátis acima de 79,90;

– Acompanhamento com consultoria ao empreendedor;

– Estúdio fotográfico e 

– Condições para acesso a crédito através da plataforma Mercado Pago. 

Ademais, os lojistas do Brás dispõem do Programa de Vendedores, que oferece uma trilha de aprendizagem com módulos específicos para cada fase do empreendimento. O primeiro módulo, que oferece conteúdos para empreendedores iniciantes ou pessoas que pensam em vender na plataforma, é chamado de “Você chegou”. O segundo módulo, “Você venceu” foca em quem já vende, mas procura se profissionalizar para atingir mais resultados. Por fim, o último módulo se dirige a quem possui um bom conhecimento das ferramentas da plataforma, mas quer elevar mais ainda o negócio, com o nome de “Você cresceu”.

– conteúdos como estratégias de finanças e precificação; 

– marketing; 

– cálculo de margem de lucro; 

– atendimento ao cliente; 

– reputação digital; 

– logística; 

– tributação; 

– crédito; 

– meios de pagamento;

– gestão de indicadores e 

– organização de estoque.

Com informações cedidas por: Mercado Livre e Veja

Publicidade: default