Em dezembro de 2024, o Mercado Livre consolidou sua liderança no e-commerce brasileiro. A marca fechou o ano com 366,7 milhões de acessos, representando 13% do market share. A Shopee ocupou a segunda posição com 244,2 milhões de acessos (8,7%), seguida pela Amazon Brasil, que registrou 209,2 milhões de visitas (7,4%). As informações são do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion.
De acordo com o levantamento, a quarta colocada, OLX, foi destaque ultrapassando Temu e Samsung e chegando aos 105 milhões de acessos. Abaixo, veja o ranking completo dos principais e-commerces do Brasil:
- 1. Mercado Livre - 366,7 milhões de acessos (13% de market share)
- 2. Shopee - 244,2 milhões de acessos (8,7%)
- 3. Amazon Brasil - 209,2 milhões de acessos (7,4%)
- 4. OLX - 105 milhões de acessos
- 5. Temu - 103,1 milhões de acessos
- 6. Samsung - 92,6 milhões de acessos
- 7. Magalu - 90,9 milhões de acessos
- 8. Shein - 79,5 milhões de acessos
- 9. iFood - 76,7 milhões de acessos
- 10. AliExpress - 67,4 milhões de acessos
Os dados refletem a audiência total do e-commerce brasileiro em sites e aplicativos Android no Brasil. O relatório revela ainda que 77% dos acessos ao e-commerce em dezembro foram realizados via dispositivos móveis, mostrando a força do mobile entre os consumidores.
Setores
O e-commerce brasileiro contou com destaque para os setores de calçados e presentes & flores em dezembro do ano passado. Segundo a Conversion o primeiro cresceu 5,7%, tornando-se o melhor mês do ano para essa categoria. Também em alta, a segunda categoria citada cresceu 6,2% em dezembro e 11% em comparação com o ano anterior. A pódio fecha com o turismo crescendo pelo quinto mês consecutivo, chegando a 4,2% de alta.
Apesar do crescimento em alguns, outros segmentos enfrentaram dificuldades. O setor de casa & móveis foi o mais afetado, com uma queda de 19,6%. Em seguida, o relatório mostra Eletrônicos & Eletrodomésticos e Esportes com retrações de 16% e 15%, respectivamente.