Logo E-Commerce Brasil

Temu mantém ascensão no Brasil e rivaliza com gigantes do e-commerce, aponta Conversion

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Dados do Relatório Setores E-commerce no Brasil, desenvolvido pela Conversion em parceria com a Similar Web, mostram crescimento da Temu em novembro. Em termos de Market share, por exemplo, o marketplace pertencente a PDD Holdings ocupa, agora, a 5ª colocação. O índice de participação é de 3,6%.

Temu mantém ascensão no Brasil e rivaliza com gigantes do e-commerce, aponta Conversion
(Imagem: Unsplash)

Com o resultado para o mês, que corresponde também a audiência durante a Black Friday, varejistas como Magalu, Shein, AliExpress e OLX ficam abaixo neste recorte. No topo da lista, os quatro primeiros colocados são:

  • Mercado Livre - 12,2%
  • Shopee - 8%
  • Amazon - 7,7%
  • Samsung - 3,7%

Com a ascensão da Temu, que está no Brasil somente há seis meses, o hall de e-commerces asiáticos também continua a crescer. Na lista com 10 e-commerces, metade são do continente, contraste forte e que confirma o interesse mútuo tanto das plataformas quanto do usuário brasileiro.

Em soma, os 10 principais e-commerces no Brasil, em termos de audiência, correspondem a 50,2% de todo o mercado. A contabilização se refere a acessos por meio de dispositivos mobile, desktop e aplicativos Android.

Busca

No meio para chegar a Temu e outros e-commerces, a Conversion mostra que o tráfego direto é o principal entre os mecanismos de busca. Além disso, a mensagem do levantamento é que as buscas orgânica e paga precisam se complementar nas estratégias das empresas.

Veja o gráfico relacionado ao acesso por meio dos desktops:

Por outro lado, sites e aplicativos de e-commerce somaram, nos últimos 12 meses (até novembro), 32 bilhões de acessos:

Nas visitas totais, o destaque ficou por conta dos acessos por celular, que representaram 76% do total. O restante (24%) foi feito por desktops, o que ainda mostra um bom desempenho. Na divisão mais específica, incluem-se Mobile (54,8%), desktop (23,5%) e aplicativo (21,7%).

Além disso, o comportamento a depender da categoria/produto buscado pode mudar:

Segmentos

Por tipo de atividade que atua no e-commerce, o mês passado traz quatro destaques na audiência: Importados, Joias e Relógios, Cosméticos e Marketplaces.

A pesquisa completa está disponível.