Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre volta a liderar tráfego do e-commerce brasileiro

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O e-commerce brasileiro registrou queda de 4,7% no tráfego de agosto em relação a julho, segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion. Foram 34 bilhões de acessos aos sites e aplicativos nos últimos 12 meses. O recuo interrompeu uma sequência de crescimento consolidada nos 13 meses anteriores e foi puxado principalmente por retração no tráfego via web (-5,6%) e em aplicativos (-1,3%).

Mercado Livre volta a liderar tráfego do e-commerce brasileiro
(Imagem: Freepik)

Após dois meses de liderança da Temu, o Mercado Livre retomou a primeira posição, alcançando 384,8 milhões de acessos em agosto, mesmo com queda de 2% no comparativo mensal. A chinesa, que havia ultrapassado a concorrente em junho, caiu 17% e fechou o mês com 339 milhões de visitas. A diferença entre as plataformas ficou em 45,7 milhões de acessos.

No ranking consolidado, os dez maiores players concentram 57,8% de toda a audiência do e-commerce brasileiro. O Mercado Livre responde por 13,2% do tráfego, seguido por Temu (11,6%) e Shopee (9,6%).

Outros players do Top 10

A Shopee manteve a 3ª posição, com 281,3 milhões de acessos, à frente da Amazon Brasil (178,1 milhões), Shein (113,8 milhões) e OLX (102,6 milhões).

No recorte de aplicativos, Shopee (133,9 milhões) e Mercado Livre (123,9 milhões) seguem como líderes. Em seguida, estão Temu (52,7 milhões), Shein (48,7 milhões) e iFood (44,5 milhões) completam o ranking dos cinco apps mais acessados.

Confira a lista completa:

  • Mercado Livre – 13,2%
  • Temu – 11,6%
  • Shopee – 9,6%
  • Amazon Brasil – 6,1%
  • Shein – 3,9%
  • OLX – 3,5%
  • Samsung – 3,2%
  • iFood – 2,5%
  • Magazine Luiza – 2,1%
  • AliExpress – 2,0%

Setores em crescimento e retração

Apenas quatro setores registraram alta em agosto. Veja:

  • Cosméticos (+7,9%), com destaque para a Natura, que ultrapassou O Boticário e assumiu a liderança após crescer 39,5% no mês;
  • Farmácia & Saúde (+4,5%), puxado pela Growth Supplements, que subiu para a 3ª posição;
  • Joias & Relógios (+3,6%), com a Morana avançando 60,3%;
  • Esportes (+2,8%), com a Netshoes alcançando a 13ª colocação no ranking geral.

Na outra ponta, três setores concentraram as maiores quedas: Importados (-11,2%), Presentes & Flores (-10,6%) e Calçados (-7,2%). Ainda assim, algumas marcas se destacaram individualmente, como a Farm (+68,3% no mês, em Moda & Acessórios) e a Motorola (+42,5% em Eletrônicos & Eletrodomésticos).

Comportamento do consumidor

O relatório também aponta tendências estruturais do consumo digital:

  • 79% dos acessos ao e-commerce no Brasil foram feitos por celular em agosto, confirmando a predominância do mobile;
  • As buscas orgânicas responderam por 29,3% do tráfego, recorde histórico e à frente da busca paga (18,3%).