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Mais de 70% das micro e pequenas varejistas esperam aumentar ou manter faturamento em 2023

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Uma pesquisa da Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, mostra que 36,84% das micro e pequenas varejistas acreditam ter aumento de faturamento em relação ao ano anterior. Além disso, o mesmo percentual espera manter o faturamento de 2022 (gráfico abaixo).

Do total das 323 micro e pequenas varejistas pesquisadas em diversos estados brasileiros, somente 26,3% esperam uma redução do faturamento quando comparado a 2022

Para este segundo semestre, 55,4% acreditam que o resultado será positivo, superando as vendas do primeiro semestre, inclusive. Somente 17,6% dos entrevistados acreditam que o desempenho em vendas de suas empresas será pior na segunda metade do ano.

O Natal foi apontado por 42% dos entrevistados como a data que mais impacta os negócios, seguido pela Black Friday (9%), Dia das Crianças (3%) e Dia dos Pais (6%). No entanto, 23% dos entrevistados afirmaram que as datas comemorativas não impactam as vendas.

O que mudará para o varejo

Até o fim do ano, 31% dos respondentes pretendem contratar trabalhadores, sendo 17% dessas contratações temporárias (para as festas de fim de ano). Ainda entre os que vão empregar, 96% pretendem contratar de 1 a 5 funcionários até o final de 2023.

Além do cenário econômico desfavorável (29,1%), as micro e pequenas varejistas entendem como fator de dificuldade de crescimento:

– alta concorrência em relação às lojas físicas e onlines (22%);

– carga tributária elevada (21%).

De acordo com os respondentes, a alta concorrência se deve ao comércio online, que cresceu durante a pandemia tem preços mais competitivos. Como o especialista Neil Patel afirmou em conferência, 84% dos consumidores valorizam quando a compra entre loja física e online está integrada, com gastos de 15 a 30% mais altos.

Mais uma vez, o dado reforça a importância de as micro e pequenas trilharem o caminho do omnichannel o mais cedo possível. Afinal, 51% dos brasileiros já preferem fazer compras online, contra 48% que optam pelas compras no ambiente físico.

WhatsApp é usado por 96% das varejistas para comunicação com clientes

Não é novidade que WhatsApp e redes sociais são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas por micro e pequenos varejistas no Brasil. Para 82% dos respondentes, o aplicativo de troca de mensagens instantâneas já é a ferramenta mais usada, seguido de redes sociais com 74%.

Quando se trata de canais de comunicação com os clientes, 96% também usam o WhatsApp. Porém, vale destacar que 76% das PMEs ainda utilizam o telefone, assim como redes sociais: 59%. Recentemente, foi revelado que o WhatsApp é o principal meio de promover produtos e serviços, com 72% no atendimento comercial e formalização de vendas e 55% no pós-venda.

Tecnologia nas varejistas micro e pequenas varejistas

Sobre o uso de tecnologia na gestão do negócio, os resultados variam por departamento. No setor administrativo e financeiro, 43% informaram usar ferramentas de gestão simples, como planilhas e documentos, e 39% têm softwares de gestão.

Na área de gestão de pessoas, o número de empresas que não usam tecnologia sobe para 19%, enquanto 33% utiliza ferramentas de gestão simples. A organização e controle da área de marketing e vendas aparece com o percentual mais baixo de uso de tecnologia, com 36% usando ferramentas de gestão simples.

Entre as principais dificuldades relacionadas ao uso de tecnologia, o resultado foi:

– alto custo das ferramentas: 27%;

– falta de mão de obra qualificada: 19%;

– e dificuldade em traçar uma estratégia para uso da tecnologia: 15%.

A pesquisa completa pode ser baixada aqui.