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Mídia paga lidera ROI de marketing digital em 2024

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Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A mídia paga segue como a principal fonte de retorno sobre investimento (ROI) em marketing digital no Brasil. Um estudo da 8D Hubify, agência especializada em RevOps, revelou que 28,6% das empresas tiveram maior retorno com essa estratégia em 2024. Além disso, foi o segmento que recebeu mais investimentos, com 28,2% das empresas direcionando a maior parte do orçamento para essa área e 28,5% planejando aumentar os aportes em 2025.

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(Imagem: Envato)

A pesquisa, que entrevistou 353 empresas, também mostrou que 26,7% preferem contratar uma agência para gerenciar a mídia paga, em vez de formar uma equipe interna.

Eficiência da mídia paga no funil de vendas

Ao pensar na estratégia de funil de comunicação, a mídia paga se destaca por atuar diretamente no fundo do funil, impactando consumidores que já estão próximos da decisão de compra. “Ela é fundamental para impulsionar vendas, mas o melhor ROAS (retorno sobre investimento em anúncios) vem quando combinado com ações de fortalecimento de marca”, explica Fabio Duran, CEO da 8D Hubify.

Além da mídia paga, outras estratégias de marketing digital também geraram bons resultados para as empresas em 2024:

  • Inbound Marketing – 14,8%
  • Redes Sociais – 13,3%
  • Marketing de CRM – 9,8%
  • Branding – 5,3%
  • Marketing de conteúdo – 4,8%
  • SEO – 4,5%
  • Eventos online – 2,8%
  • Marketing conversacional – 2,5%

Ainda assim, 9,3% das empresas não souberam indicar qual estratégia trouxe o maior retorno.

Desafios do marketing digital

A pesquisa também apontou as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas no marketing digital. A qualificação de leads lidera os desafios, citada por 16,9% dos respondentes. Outros pontos críticos incluem:

  • Medição e análise de resultados – 15,8%
  • Conversão de leads – 14,8%
  • Gestão eficaz dos leads – 13,5%
  • Captação de leads – 12,1%
  • Ser encontrado pelo público – 10%
  • Garantir um bom ROI – 7,3%
  • Acompanhar mudanças no mercado – 5,9%

Os leads aparecem como o principal desafio, pois envolvem toda a jornada de compra, desde o marketing até o início do relacionamento com o cliente. “Ter um time experiente, inovador e bem integrado é essencial para superar essas dificuldades e garantir resultados mais eficientes”, afirma Fabio.

Investimentos no marketing digital nas grandes empresas

Entre as grandes empresas (com mais de 200 funcionários), os investimentos em marketing digital são expressivos. Entre os 109 respondentes desse grupo, os aportes mensais são distribuídos da seguinte forma:

  • 44% investem entre R$100 mil e R$300 mil;
  • 14,7% destinam entre R$50 mil e R$100 mil;
  • 41,3% investem até R$50 mil.

Além disso, 58,7% das grandes empresas investem até 5% do faturamento em marketing digital ou sequer calculam essa métrica. Este ano, 64,8% das grandes empresas planejam investir em novas estratégias de marketing, enquanto 49,5% pretendem aumentar os investimentos na área, reforçando a relevância do setor.

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