Mídia paga: como aumentar as vendas do seu e-commerce
A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce no último ano. O faturamento de lojas online cresceu 47% no 1º semestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. Foi a maior alta do setor em 20 anos, conforme um levantamento da Ebit|Nielsen. Com o intuito de aproveitar o momento e aumentar as chances de vendas, as empresas cada vez mais têm investido em mídias pagas. Ou seja, estão pagando para veicular anúncios em canais com maior alcance e audiência.
Nesse contexto existe um universo de possibilidades. Porém, você precisa investir nas mídias e ferramentas apropriadas, de acordo com o produto que a sua loja oferece.
Facebook
Dentro da rede social existem duas campanhas principais que você deve rodar: tráfego e conversão. Basicamente, tráfego é quando você deseja levar pessoas para a sua plataforma no e-commerce e gerar movimentação. Conversão, além de também gerar tráfego no seu site, tem como objetivo concretizar a movimentação em um pedido/compra. Após investir nas duas primeiras etapas, chegamos à terceira fase: o “catálogo”. Esse tipo de ação é para trabalhar os produtos que as pessoas já visualizaram — também conhecido como remarketing. No Facebook, entretanto, é possível fazer isso para o público aberto, e não apenas para a sua base. Por exemplo, se você for fazer aquisição de pessoas, poderá oferecer produtos de entrada, mais baratos. Agora, se for destacar para os usuários que já compraram do seu estabelecimento, poderá oferecer produtos de ticket médio maior, que chamamos de upselling.Google
Existem outras ferramentas para trabalhar o comércio eletrônico no Google, entre elas o Google Shopping, que citei lá no início. Funciona como o catálogo do Facebook, com o bônus do merchant center, podendo trabalhar direto na ferramenta. É importante também investir em campanhas de pesquisa, como a institucional, e campanhas de display — aquelas que aparecem nos sites parceiros do Google, principalmente com o remarketing dinâmico. A última opção, mas para e-commerces específicos, é a campanha de YouTube. Aqui você pode anunciar um produto ou tempo de ofertas (como a Black Friday e Natal) para pessoas que visitaram a sua loja online anteriormente.
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