A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça e Segurança Pública cobrou esclarecimentos da Cielo sobre denúncias de abuso na coleta de dados em marketplaces. A Cielo tem até esta segunda-feira (15) para apresentar explicações sobre o questionamento.
A Senacom recebeu da Associação Brasileira de Online para Offline (ABO2O), denúncia de que a Cielo estaria solicitando de empresas de marketplace diversas informações de seus usuários, como nome dos vendedores, números dos Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNJP) ou Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), categoria comercial, endereço, cidade, estado, país e prazo de pagamento.
Pedidos da Cielo
A associação considerou o conjunto muito amplo. A Senacom decidiu abrir a investigação para apurar se há abuso nos pedidos realizados e diante do potencial na área concorrencial que esta prática pode ter de uso em benefício próprio das informações, bem como para prejudicar competidores.
A Senacom também enviou ofício ao Banco Central do Brasil (BCB) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitando uma avaliação destas instituições sobre eventuais impactos que esta prática da Cielo pode ter tanto na regulação das instituições financeiras quanto na esfera concorrencial.
A reportagem entrou em contato com a Cielo para ouvir a posição da empresa e aguarda retorno.
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