A mobilidade nunca foi tão importante para o cotidiano normal de empresas e clientes de forma geral. Uma pesquisa recente da PYMNTS descobriu que 69% de todos os consumidores agora usam os aplicativos móveis de suas instituições financeiras (FIs) e 47% desses consumidores usam esses aplicativos pelo menos uma vez por semana. Além disso, 17% dos consumidores abriram contas com aplicativos de pagamento peer-to-peer (P2P) e carteiras digitais, enquanto 15% abriram contas em bancos apenas digitais.
O levantamento indicou um nível recorde de demanda por movimentação rápida de dinheiro com consumidores e empresas desejando transferir seu dinheiro de um lugar para outro imediatamente. Essa demanda por mobilidade imediata do dinheiro muitas vezes esbarra em uma realidade inconveniente, no entanto, com os IFs enfrentando obstáculos como transações irreversíveis ou processos lentos de fechamento de contas. Há mais opções de pagamento digital do que nunca e os clientes rapidamente seguirão em frente se as IFs não atenderem às suas demandas de pagamento de saída de dinheiro.
O estudo examinou os obstáculos à movimentação rápida de dinheiro para fora das contas. Ele também explora como as IFs podem superar esses desafios para permitir uma mobilidade rápida de saída de dinheiro para seus clientes.
Desafios
Os clientes procuram pagamentos rápidos, sem atritos e seguros, de acordo com um estudo global recente da Experian, e estão dispostos a recompensar FIs e outras empresas que oferecem essas experiências. Ao todo, 80% dos clientes pesquisados disseram que uma experiência positiva os faz pensar mais na marca que a forneceu, e as empresas podem obter ganhos monetários com essa atitude positiva.
Nos últimos três meses, 53% dos clientes aumentaram seus gastos por meio de canais digitais e 50% dizem que esse aumento continuará nos próximos três meses, o que significa um impulso significativo para seus parceiros de transação.
No entanto, muitas empresas e bancos não estão atendendo a essas demandas de saída de dinheiro, especialmente em privacidade e segurança de dados. O relatório da Experian descobriu que 52% dos consumidores estavam preocupados com a segurança de suas transações online, com 42% dizendo que suas preocupações aumentaram nos últimos 12 meses.
Quase três quartos dos consumidores dizem esperar que as empresas os protejam ao fazer transações online, mas apenas 23% disseram estar confiantes nesses esforços. Os clientes também sentem que fizeram o suficiente para se manterem seguros, com 57% dizendo que estão dispostos a compartilhar dados pessoais se isso significar transações mais seguras e prevenção de fraudes.
Bancos e empresas devem se esforçar para permitir a mobilidade de saída de dinheiro perfeita e segura que seus clientes exigem. Há uma variedade de maneiras pelas quais eles podem fazer isso.
Habilitando a mobilidade sem dinheiro
Melhorar a mobilidade do dinheiro, incluindo os fluxos de saída, se resume a duas opções: construir e comprar. A afirmação é de Drew Edwards, CEO da Ingo Money. Segundo o executivo, muitas fintechs são tentadas a construir infraestrutura internamente para melhorar sua mobilidade de dinheiro.
É muito mais fácil falar do que fazer, pois construir a infraestrutura é apenas metade da batalha. A outra metade envolve o intrincado processo de integração das inúmeras opções de pagamento que os clientes esperam. Uma FinTech pode começar com Automated Clearing House (ACH) e pagamentos push-to-card e, em seguida, perceber rapidamente que precisa de PayPal, Venmo e pagamentos em tempo real, por exemplo.
“A manutenção e a operação contínua de vários trilhos podem ser mal interpretadas, a menos que você realmente tenha feito isso antes”, disse Edwards ao PYMNTS. “Torna-se, literalmente, uma evolução sem fim”.
Comprar, ao contrário de construir, pode ter um custo mais alto, mas faz mais sentido para a maioria dos estabelecimentos quando se trata de mobilidade de dinheiro. Eles podem aproveitar a experiência de um provedor e plataforma dedicados, em vez de confiar em seu próprio conhecimento interno, que pode ser difundido entre as inúmeras outras prioridades de uma empresa.
A opção de construção pode ser especialmente desafiadora quando uma transação do cliente falha devido a dezenas de possíveis pontos de falha diferentes ou contas conflitantes entre clientes, comerciantes e fornecedores: Um pode ver a transação como falhada, enquanto outro não, por exemplo. Tudo se resume à gestão de risco, de acordo com Edwards.
“Por que eu quero fazer isso em uma ilha? Qual é o meu benefício?” ele disse a PYMNTS. “Construir você mesmo não o torna melhor e não o torna muito mais barato, mas sobrecarrega você com muito trabalho”. Tal como acontece com muitos aspectos da vida diária, como encanamento, reparação de automóveis e TI, muitas vezes é melhor confiar nos especialistas. Habilitar a mobilidade do dinheiro não é diferente.
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Fonte: PYMNTS