Segundo pesquisa do MercadoLivre realizada com 1.650 consumidores usuários da plataforma, a categoria Moda continua à frente no ranking dos presentes que os namorados pretendem dar para seu par.
Deste total, 90% disseram que comprarão um presente para alguém especial no Dia dos Namorados, e os outros 10% ainda não sabem. Entre os que vão presentear, 27% afirmam que comprarão um artigo de Moda; 19% um smartphone ou celular; e 13% um artigo de saúde e beleza. Em 2014, Moda e celulares também estavam em primeiro e segundo lugares; joias e relógios apareciam em terceiro.
A pesquisa perguntou também qual presente os respondentes gostariam de receber. Neste quesito, smartphones e celulares ganham de Moda por 1 ponto percentual: 20% e 19%, respectivamente. Os outros produtos desejados como presentes são tablets (10%) e viagens (9%).
Cerca de 70% afirmam na pesquisa que já compraram presentes de Dia dos Namorados pela internet para presentear em outros anos, com experiência positiva para 97% deles. Praticamente todos (98%) voltarão a comprar o presente da data pela Internet neste ano. A maioria também gostaria que seu presente fosse comprado pela Internet (95%). Os 5% que preferem ganhar presentes a partir de lojas físicas justificaram dizendo que preferem experimentar o produto ou que têm receio de o produto não servir.
Os valores a serem investidos no presente, para a maioria (55%), variam de R$ 50 a R$ 250. Os outros respondentes disseram que gastarão de R$ 251 a R$ 350 (12%); de R$ 351 a R$ 500 (10%); de R$ 500 a R$ 1000 (14%) e, para 9% dos entrevistados, o valor será acima de mil reais.
Entre as formas de pagamento apontadas como preferenciais pelos usuários, a opção de pagamento direto com cartão de crédito ficou em primeiro lugar, seguida pelas plataformas de pagamento e, em terceiro, pelo boleto bancário. Em 2014, o boleto bancário era a segunda opção no ranking de preferências de pagamento.
A pesquisa foi realizada pela NetQuest durante a segunda quinzena do mês de maio de 2015 e ouviu 1.650 usuários brasileiros do MercadoLivre.