As vendas no e-commerce para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, cresceram 11,8%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante período comparável de 2022. Porém, o desempenho não compensou a queda nas vendas presenciais, que foi de 6,0%. De forma geral, o Varejo apresentou retração de 4,2%.
Categorias em baixa
Vestuário e Móveis, Eletro e Departamento estão entre os segmentos dos setores presenteáveis que mais impactaram na queda. Enquanto Vestuário apresentou retração de 7,8%, Móveis, Eletro e Depto registraram baixa de 2,1%.
Ainda assim, alguns segmentos apresentaram aumento nas vendas. Entre eles, destaque para:
Livrarias, Papelarias e Afins (+10,6%);
Óticas e Joalherias (+5,6%);
Cosméticos e Higiene Pessoal (+5,2%).
Segundo o vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, um dos fatores que podem ter contribuído para a queda do Varejo foi a data da comemoração. “Enquanto em 2022 o Dia das Mães caiu no dia 8, período do mês em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários, em 2023 caiu no final da segunda semana do mês.”
Vendas do Dia das Mães por região
As vendas recuaram em todas as regiões frente ao período comparável do ano passado. O Nordeste registrou queda de 7,1%. Na sequência, aparecem Sudeste (-6,5%), Norte (-6,3%), Centro-Oeste (-5,6%) e Sul (-4,4%).
Levando-se em conta apenas as vendas presenciais, o Amazonas apresentou a maior queda, com -13,4%. O estado foi seguido por:
Ceará (-11,3%);
Distrito Federal (-9,1%);
Pernambuco (-8,0%);
São Paulo (-7,5%);
Bahia (-7,1%);
Santa Catarina (-6,3%);
e Rio de Janeiro (-6,0%).
PMEs digitais movimentaram R$ 189,5 milhões
Se de uma maneira geral o Varejo retraiu no Dia das Mães, pequenas e médias empresas digitais aumentaram as vendas em 33%, afirma Nuvemshop em pesquisa. Isso porque, em 2022, as PMEs online faturaram R$ 142 milhões, ante R$ 189,5 mi deste ano.
Além do alto faturamento, o marketplace diz que mais de 3 milhões de produtos foram vendidos na plataforma, um número 23,6% acima do registrado no ano passado. Outros dados do levantamento são:
Número de pedidos online: 759,5 mil (+31%);
Vendas enviadas com frete grátis: 28%;
Ticket médio: R$249,60.
Meios de pagamento
De acordo com o estudo, os meios de pagamento mais utilizados no período do Dia das Mães foram cartão de crédito (51%) e Pix (35,5%). Vale reforçar que, de todas as vendas, cerca de 77% foram realizadas por meio de dispositivos móveis.
Para o levantamento, a Nuvemshop considerou as vendas das três semanas de 2022 e 2023 que antecedem o Dia das Mães. Além disso, os números apresentados são única e exclusivamente da base da empresa, concentrados somente em lojistas brasileiros.
Fontes: Cielo e Exame