Logo E-Commerce Brasil

Novo Google Shopping implementa IA para simplificar experiência dos usuários

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O Google reformulou sua plataforma de compras, introduzindo uma experiência impulsionada por inteligência artificial (IA), que será lançada em todo os EUA nas próximas semanas. Essa transformação aproveita a listagem de 45 bilhões de produtos do Google Shopping Graph e dos modelos Gemini para melhorar a forma como os usuários pesquisam e fazem compras online.

A nova plataforma Google Shopping simplifica a pesquisa de produtos e possui um design intuitivo. Ela oferece uma página inicial personalizada que sugere produtos e vídeos compráveis com base nas preferências do usuário, permitindo que os consumidores continuem sua pesquisa ao longo do tempo.

A plataforma inclui ferramentas para comparação de preços, insights e rastreamento, além de uma página de ofertas dedicada, personalizada para cada usuário.

(Imagem: PYMNTS)

Lilian Rincon, vice-presidente de produtos de consumo do Google Shopping, compartilhou durante uma coletiva de imprensa com a PYMNTS, como a empresa espera reinventar o Google Shopping para os consumidores atuais com o auxílio da IA. 

Por meio da personalização e da IA generativa, os executivos do Google planejam mostrar aos compradores os produtos certos para eles dentro de um design intuitivo.

“Sabemos que as compras são pessoais e foi isso que criamos com nosso feed. A personalização pode criar categorias com base em suas compras recentes. Achamos que isso resolve problemas reais dos consumidores”, explica Rincon.

A experiência aprimorada do Google Shopping fornecerá resumos gerados por IA para ajudar os usuários a encontrar rapidamente produtos relevantes. Por exemplo, uma busca por “Jaqueta de inverno masculina para Seattle” apresentará recomendações e considerações específicas para esse clima. Filtros permitirão aos usuários refinar as pesquisas com base no tamanho ou disponibilidade.

Como a funcionalidade é marcada como “experimental”, o Google incentiva o feedback dos usuários para aperfeiçoar a experiência. Os usuários podem acessar a nova plataforma de compras através da aba “Shopping” no Google Search ou visitando o site shopping.google.com.

“O novo Google Shopping não apenas inclui ferramentas para encontrar ofertas, mas também uma nova página dedicada e personalizada de ofertas, onde você pode navegar pelas promoções disponíveis para você — basta clicar no link ‘Ofertas’ no topo da sua página para explorar”, esclareceu Sean Scott, vice-presidente e gerente geral de consumo do Google Shopping.