No último dia 17 de janeiro, durante a edição 2022 do evento anual da NRF, o Harvard Club foi palco do primeiro E-Comm Meeeting, evento internacional com o objetivo de reunir os executivos brasileiros presentes em Nova Iorque, para um agenda focada totalmente no impacto do e-commerce no varejo. O evento foi liderado pelo Grupo Varejo 180, com curadoria do E-Commerce Brasil e recebeu 200 executivos.
O evento mostrou que e-commerce deixou de ser algo pontual, para ser estratégico em absolutamente toda a jornada de consumo. O termo “e-commerce” se tornou obsoleto e redundante. Ele estava presente em absolutamente todos os grandes temas da NRF 2022, desde metaverso à ESG.
O que também foi comum a todos os temas é a chegada da nova geração de consumidores. Daqui 8 anos, em 2030, os Alfas e Geração Z já serão mais de 50% da população mundial e eles possuem uma forma não linear de fazer compras. E aí ganhou força a abordagem do Alt Commerce, que são as formas alternativas de vendas proporcionadas pelo e-commerce, através de novos canais digitais.
Segundo estudo da Capgemini divulgado no evento, a nova geração aponta claramente que prefere a experiência de compra direto com a marca do que sendo intermediada por um varejista. A pesquisa reforça dados de outro levantamento da GFK, que o E-Commerce Brasil teve acesso no final de 2021, que apontou que o NPS das lojas de marca é até 70% maior do que das lojas multimarcas.
Já não é mais questão de omnicanalidade, mas de formação de um sistema de gestão de experiências de consumidor, onde os pontos físicos, sejam lojas próprias ou não, fazem parte dessa experiência e do ecossistema.
O consumidor não é mais binário. Tudo pode ser reusado, reaproveitado e recombinado. E o digital é o centro disso tudo.