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O impacto da experiência mobile first no sucesso do e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com o crescimento exponencial das compras online, principalmente pela pandemia, o celular se transformou na principal ferramenta de compras online. Cada vez mais, consumidores utilizam dispositivos móveis para pesquisa e compra, o que torna essencial a otimização das lojas virtuais para esses dispositivos.

Uma tendência vem ganhando força no mercado e transformando a forma como as empresas disponibilizam seus conteúdos online: o mobile first, em tradução livre, significa “móvel primeiro”. Mas por que adotar no seu e-commerce? Confira a seguir!

O que é mobile first?

Mobile first é uma abordagem de design e desenvolvimento que prioriza dispositivos móveis na criação de sites, aplicativos e plataformas digitais. O foco está na experiência do usuário em smartphones e tablets, antes mesmo de se pensar em adaptações para telas maiores, como computadores e laptops.

Segundo os Insights do Consumidor do Google, 53% das visitas são abandonadas se um site para dispositivos móveis demora mais de 3 segundos para carregar. Já 79% das pessoas dizem que é provável que revisitem e/ou compartilhem um site para dispositivos móveis se ele for fácil de usar.

Motivos como esses mostram que quando uma ferramenta é desenvolvida pensando nas telas menores, as chances de uma boa experiência do usuário é muito maior, pois colocam o usuário em primeiro lugar.

Saiba por que seu e-commerce precisa do mobile first

O mobile first deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade no e-commerce. Conheça as principais vantagens:

  • navegação intuitiva: interfaces simplificadas, menus acessíveis e botões maiores garantem que os usuários consigam navegar sem dificuldades em telas pequenas;
  • acessibilidade: foca nas funcionalidades essenciais, eliminando distrações e otimizando o fluxo de uso;
  • carregamento rápido, fundamental para reter usuários e concluir vendas;
  • checkout simplificado com maior probabilidade de finalização de compras;
  • melhores posições nos resultados de pesquisa;
  • maior captação de tráfego orgânico e usuários qualificados.

Oferecer uma experiência agradável no dispositivo mais usado pelos consumidores cria uma conexão positiva, aumentando a probabilidade de retorno e fidelidade à marca. Adotar o mobile-first não é apenas uma escolha técnica, mas uma estratégia de negócios que responde ao comportamento dos consumidores modernos, capaz de gerar os melhores resultados.

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Como visto anteriormente, investir no mobile-first no e-commerce não é apenas acompanhar tendências, mas atender às necessidades do consumidor atual. Afinal, as novas gerações estão em busca de simplicidade e usabilidade em suas experiências online.

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