A OLX conduziu uma pesquisa para compreender o comportamento e as expectativas dos consumidores durante o Natal. O estudo, feito com usuários da plataforma, mostra que 47% dos entrevistados pretendem presentear alguém durante o período. Entre eles, 30% planejam investir entre R$ 100,01 e R$ 200 na compra.
Cerca de 75% dos consumidores que pretendem adquirir presentes já iniciaram a pesquisa por opções. Embora 67% considerem as promoções mais atrativas em dezembro, 18% já realizaram as aquisições. A primeira parcela do 13º salário é considerado por quase metade dos entrevistados para as despesas.
A pesquisa quantitativa online foi realizada por meio de questionário online entre os dias 25 de outubro de 2024 e 28 de outubro de 2024. As respostas foram coletadas por meio da plataforma OLX e totalizaram uma amostra de 500 pessoas.
Pagamentos
Ao todo, 38% dos consumidores optam pelas lojas online no momento da compra, enquanto 34% preferem o ambiente físico. As promoções e os descontos oferecidos pelo comércio eletrônico são os principais atrativos para 74% dos respondentes, seguidos pela economia de tempo (54%).
No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito é a escolha de quase metade dos consumidores (47%), com o Pix sendo a segunda opção, preferido por 32%.
Segmentos
Entre as categorias mais procuradas para presentear neste Natal, as roupas lideram as preferências, sendo escolhidas por 67% dos entrevistados. Na sequência, calçados e acessórios aparecem como a segunda opção mais desejada, mencionados por 43% dos respondentes.
As lojas online são as principais fontes de pesquisa de preços (67%). Em seguida, vem os estabelecimentos físicos, com 55%, enquanto os aplicativos de vendas ocupam a terceira posição, com 34%.