Organizar os pagamentos pode ser um desafio para pequenos e médios empreendedores que vendem em diferentes canais – loja física, site próprio e marketplaces. De acordo com a PwC, a automação de processos pode aumentar a eficiência em até 80%. Ao adotar ferramentas de conciliação financeira e softwares de gestão é possível melhorar a previsibilidade do fluxo de caixa, garantir completude e segurança nas transações.

José Adriano Vendemiatti, diretor de Marketing de Produto da Omie, plataforma de gestão (ERP) em nuvem, que disponibilizou recentemente a ferramenta TrackCash integrada ao sistema, reforça que: “um ERP integrado a um conciliador de vendas representa um avanço essencial para PMEs, ao permitir que os empreendedores economizem tempo e foquem no crescimento do negócio. É possível acompanhar, em tempo real, todas as transações em um único painel”.
Além da economia de horas de trabalho, a automação garante precisão e transparência financeira, pois compara valores esperados e recebidos, identificando divergências e possíveis cobranças indevidas de marketplaces e intermediadores. A tecnologia também reduz falhas humanas e garante que os créditos recebidos estejam corretos.
“Empreendedores que vendem em marketplaces, lojas físicas, e-commerce e outros canais ou operam com franquias e serviços recorrentes e recebem por diferentes meios de pagamento, sabem como a conciliação financeira pode ser um desafio. Taxas inesperadas, recebimentos atrasados ou até pagamentos errados acontecem com mais frequência do que imaginamos”, comenta o diretor.
A previsibilidade do fluxo de caixa é um importante benefício, segundo o especialista, pois facilita o planejamento e evita problemas de liquidez. “Com a projeção automática de recebimentos, é possível monitorar atrasos e inadimplências rapidamente. Com isso, os gestores podem planejar pagamentos e investimentos com mais eficiência, reduzindo riscos”, explica Vendemiatti.
A tomada de decisão também se torna mais correta com relatórios financeiros detalhados e automatizados disponíveis na plataforma. Os gestores têm acesso aos indicadores estratégicos, como recebíveis por canal, taxas pagas e conciliações pendentes, descomplicando a análise de desempenho e otimização de operações. “No cenário atual, quem ainda depende de processos manuais para gerir os recebíveis corre um risco desnecessário. A tecnologia garante uma administração financeira eficiente, transparente e estratégica, ajudando as PMEs a crescerem de forma sustentável”, conclui Vendemiatti.
Para utilizar a TrackCash, é preciso ter o ERP Omie e contratar a ferramenta pela Omie.Store, a loja de aplicativos do sistema, que oferece mais de 100 soluções integradas e personalizadas para otimizar o seu negócio. A Omie disponibiliza um teste grátis do ERP. Clique aqui, experimente e automatize sua gestão financeira!
Comentários