Com a oitava onda de calor no Brasil, as altas temperaturas impactaram as vendas das pequenas e médias empresas do varejo online. De acordo com o levantamento da Nuvemshop, durante 8 a 16 de novembro de 2023, foram vendidos mais de 93 mil produtos relacionados à temporada de calor. Entre eles: protetor solar, bronzeador, chapéu, boné, óculos de sol e camisetas regatas, representando um aumento de 66% em relação ao ano passado.
A análise usou a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop e as vendas realizadas entre 8 e 16 de novembro de 2022 e 2023. No período observado, a venda de óculos de sol teve um aumento de 182% em relação a 2022, passando de 18,5 mil para 52 mil itens comercializados. Também houve um aumento de 49% no volume desses itens registrados para venda na plataforma da Nuvemshop.
A blusa regata também foi outro produto em destaque, vendendo 176% a mais em 2023, passando de uma média de 7.400 para mais de 20 mil itens vendidos durante o período de altas temperaturas. Já o número de produtos classificados como “regata” registrados para venda cresceu 114%.
“O clima intenso tem sido um grande desafio para os brasileiros e é natural que busquem produtos que ajudem a amenizar a sensação incômoda ou que possam proteger a saúde. As compras online já fazem parte do dia a dia dos brasileiros e os dados comprovam um dos seus muitos benefícios, afinal o consumidor pode encontrar o que precisa sem sair de casa no sol ou na temperatura de 40 graus”, comenta Priscilla Ferraz, gerente de vendas da Nuvemshop.