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Opções de pagamento são essenciais para 90% dos consumidores no e-commerce

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Para 90% dos clientes, o momento do checkout é um diferencial essencial das marcas, de acordo com a 50ª Edição do WebShoppers, da NIQ Ebit. A falta de opções de pagamento e plataformas instáveis leva os consumidores a relatarem experiências negativas de compra. 

A pesquisa também revelou que 24,6% consideram que opções de pagamento insatisfatórias influenciam diretamente nas avaliações negativas.

Mulher cadastrando cartão de crédito no celular em frente ao computador
Imagem: reprodução

Hoje, um dos principais objetivos das empresas de varejo é reduzir fricções na jornada do cliente, facilitando, por exemplo, o processo de pagamento. Entre as tendências para e-commerces, marketplaces e lojas online, destaca-se o conceito de embedded finance. Essas tecnologias, integradas aos sites e aplicativos, simplificam o momento de concluir a compra.

Segundo Ticiana Amorim, sócia e fundadora da Aarin, a funcionalidade já conquistou o consumidor brasileiro. “O cliente não quer sair de onde ele está, ter que abrir outra página para finalizar sua compra, por isso é importante que as finanças estejam embarcadas”, declara.

Aprendendo a escutar

Antes de decidir quais opções de pagamento oferecer, a CEO recomenda ouvir atentamente o cliente. O Pix, por exemplo, vem crescendo e superando outras formas de transação financeira; segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso do Pix cresceu 61% no primeiro semestre de 2024. No entanto, o cartão de crédito ainda é uma das preferências dos consumidores.

“O Pix vem crescendo muito e já está consolidado, mas quem define o melhor meio de pagamento no fim do dia é o cliente. Por isso é importante oferecer alternativas”, reforça a executiva.

O embedded finance facilita não apenas a experiência dos consumidores, mas também traz benefícios para as empresas que oferecem essas opções de pagamento. Amorim ressalta que essa integração permite um melhor controle de recebimentos e facilita a gestão financeira, com ferramentas que distribuem os valores diretamente aos destinos correspondentes.

“Quando o varejo oferece as melhores condições e opções de pagamentos, já no momento da compra, aumenta a chance de esse cliente finalizar a operação. Mas as finanças embarcadas são tendência também porque atendem tanto os shoppers quanto os sellers. Elas permitem a integração com ferramentas de gestão financeira da empresa, permitindo uma visualização dos resultados em menor tempo e, consequentemente, melhorando a performance”, conclui.