Christian “Kiko” Reis, diretor da Magalu Cloud, participa do Fórum E-Commerce Brasil 2024 trazendo ao palco de Tecnologia e Inovação o futuro da área de TI, considerando a necessidade dos novos negócios se atualizarem para sobreviverem ao novo mercado.
Antigamente, a tecnologia era um meio para “cumprir requisitos essenciais para os negócios”. Porém, ainda existia o outro lado da moeda: “colocar meu negócio em um novo patamar”, a tecnologia é transformadora e deve – geralmente – elevar o patamar atual do negócio.
Com o passar do tempo, a tecnologia se tornou complexa e cara, portanto, o palestrante defende que os profissionais precisam se perguntar: “para que serve a tecnologia?”. Além disso, no comércio eletrônico há diversos momentos em que as tecnologias precisam ser operadas – alguns exemplos são PDV, ECF, POS e até mesmo o Pix.
O desenvolvimento das tecnologias em Cloud é um ponto chave para o novo mercado. O diretor da Magalu traça uma linha do tempo, caminhando desde 2006 (primeira public cloud) até 2024 com as novas atualizações do mercado. Outro ponto que é necessário considerar é o investimento em Cloud, no Brasil o custo desses serviços é 147% mais caro do que a média registrada em outros países.
Além disso, segundo Reis, a tecnologia não pode mais ser vista somente como o caminho para cumprir os requisitos de negócios. As empresas precisam internalizar uma das frases do convidado: “não há dicotomia, somente transformação”.
Isso significa que as organizações devem, cada vez mais, se inteirar das inovações e ter uma presença ativa no desenvolvimento de novas ferramentas.
“A tecnologia é para nos forçar a pensar grande”, afirma o diretor.
Fechando sua palestra, Kiko apresenta algumas dicas essenciais para o futuro dos profissionais de tecnologia:
- Você (sim você mesmo) precisa entender tech;
- Tech requer exercício regular e criativo;
- Tech habilita: experiências novas, novos produtos e novas linhas de receita;
- Tecnologia é o core do “core business”.