Logo E-Commerce Brasil

Páscoa: ICVA mostra crescimento de 4,6% no varejo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em 2023, as boas previsões para a Páscoa se concretizaram, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento mostrou crescimento de 4,6% em comparação ao feriado em 2022, com resultado devido ao efeito da inflação do período e a receita de vendas observadas por varejistas.

(Foto: Unsplash)

O segmento de Supermercados foi um dos motivos para o bom índice durante a Páscoa, crescendo 21,7%.O varejo alimentício especializado (chocolaterias, docerias, confeitarias etc), ampliou-se em 4,9%.

Páscoa regional

Na comparação com o ano passado, a região Sul teve o maior crescimento entre as cinco regiões do país na Páscoa (13,8%). Em seguida, aparecem com aumento Norte (5%), Centro-Oeste (4,4%), Sudeste (4,3%) e Nordeste (1,9%).

Entre os estados, o Rio Grande do Sul (15,2%) foi o destaque, seguido de Santa Catarina (10,7%) e Rio de Janeiro (9,6%).

De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, o faturamento da Páscoa deste ano foi o maior em cinco anos. “As vendas cresceram 30,5% em relação a 2019, ano da pré-pandemia”, afirma.

A análise do ICVA compara as vendas realizadas entre 3 e 9 de abril deste ano com o período de 11 a 17 de abril em 2022.