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6 em cada 10 empresários esperam aumento nas vendas na Páscoa, diz Boa Vista

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

63% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas na Páscoa desse ano em relação à mesma data do ano passado, de acordo com pesquisa da Boa Vista. Apenas 10% creem em diminuição das vendas, enquanto os 27% restantes esperam vendas iguais.

A pesquisa também identificou que 59% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais nesta Páscoa em relação à passada; 16% esperam gastos iguais aos do ano passado e 25% esperam que o consumidor gaste menos em 2023. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio da Páscoa para este ano será de aproximadamente R$ 179. Para a maior parte dos empresários (64%), as vendas de Páscoa devem representar de 1% a 10% do total de vendas no ano.

Imagem de uma mãe com a filha com tiaras de orelhas de coelho sorrindo em frente de computador
O e-commerce será o principal canal de vendas da Páscoa, para 39% dos empresários

Ainda segundo o levantamento, 92% dos empresários disseram que vão investir para aumentar as vendas nessa data. A principal ação nesse sentido será vender por meio das redes sociais, seguida de vender pelo próprio site, e criar novas promoções para a data.

“O investimento em canais de venda online continua sendo importante para quem busca atingir seu público-alvo e tornar algumas marcas mais conhecidas no mercado. Boa parte dos empresários ainda considera isso difícil num mercado competitivo, com marcas bem consolidadas, mas a internet e as redes sociais parecem ser os melhores meios de se conseguir isso. Os empresários também apostam num aumento do tíquete médio acima da inflação entre as datas, o que pode estar associado a uma melhora na renda dos consumidores e na taxa de desemprego entre elas”, explica Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Canais de venda

O e-commerce será o principal canal de vendas da Páscoa, para 39% dos empresários. Porém, as lojas físicas seguem como o canal principal para uma boa parcela dos empresários: 37%. Já 12% vão utilizar ambos os canais, porém com maior foco no físico, e outros 12% farão o mesmo, com foco nas vendas online.

Questionados sobre o porquê de apostar nas redes sociais, as respostas mais citadas foram, nessa ordem: divulgar produtos e serviços, estreitar relacionamento com o cliente e obter inspiração para novas criações.

Expectativas gerais para 2023

A Boa Vista também questionou os empresários sobre as expectativas para a retomada econômica em 2023. 28% dos entrevistados disseram estar muito confiantes, enquanto 23% se dizem confiantes. Por outro lado, 29% se consideram pouco confiantes, e 20%, nada confiantes.

De acordo com os empresários, os principais desafios para 2023 são, nessa ordem: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; realizar vendas nas redes sociais e driblar a inadimplência do negócio.

Por fim, 73% dos empresários afirmaram que vão precisar de crédito para alavancar os negócios. Dentre eles, 81% vão procurar crédito nos bancos.

Metodologia

A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Páscoa 2023 entrevistou 300 representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, dos principais setores e das principais regiões brasileiras do país. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 80% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.