Desde a pandemia, o e-commerce tem apresentado um crescimento significativo no Brasil, especialmente para as pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com dados da plataforma Nuvemshop, nos três primeiros meses de 2024, as PMEs movimentaram R$ 945 milhões, um aumento de 34% em relação ao mesmo período de 2023, quando o total foi de R$ 703 milhões.
Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi a realização de datas comerciais importantes, como Carnaval, Semana do Consumidor e Páscoa. Essas ocasiões foram aproveitadas pelos empreendedores para oferecer promoções e condições especiais aos consumidores, impulsionando as vendas. Além disso, uma boa estratégia de negócio, aliada à divulgação nas redes sociais e ações de fidelização dos clientes, também foram fundamentais para o sucesso das PMEs.
Segmentos e estados com maior destaque
No total, foram vendidos 15 milhões de produtos, um aumento de 16% em relação a 2023. Os segmentos de maior destaque foram:
- Moda (R$ 303,5 milhões)
- Saúde & Beleza (R$ 83 milhões)
- Acessórios (R$ 62 milhões).
Entre os estados brasileiros, São Paulo liderou as vendas com R$ 444 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 89 milhões) e Santa Catarina (R$ 78 milhões).
Formas de pagamento preferidas
Outro dado interessante é que o PIX, vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce. No primeiro trimestre de 2024, ele representou quase metade de todas as compras realizadas, atingindo 44% do total. O cartão de crédito ficou em segundo lugar, com 46% dos pedidos pagos.
O levantamento considerou as vendas feitas entre 1 de janeiro a 31 de março de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.