A 9ª edição do NuvemCommerce mostra que o desempenho dos pequenos e médios empreendedores online continuou a crescer em 2023. Isso porque, segundo o estudo, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões, valor 22% maior que o atingido em 2022.
No período foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano passado em mais de 19%. Outro estudo da Nuvemshop mostra que as PMEs online faturaram R$ 309 milhões entre os dia 1 e 25 de dezembro.
PMEs aproveitaram as oportunidades em 2023
Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, afirma que as PMEs usaram bem as estratégias de vendas em 2023. Para a executiva, lançamentos de filmes, como Barbie, e shows internacionais, como Taylor Swift, foram essenciais para esse incremento.
“Eventos e tendências de consumo como estes impactam a economia e são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações fundamentais para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online”, disse.
Tíquete médio e segmentos
No ano, o ticket médio nacional foi de R$ 213,80. Além disso, cerca de 35% dos pedidos realizados no e-commerce foram originados pelas redes sociais, sendo a maioria (89%) por meio do Instagram.
Os segmentos que tiveram maior faturamento foram:
– Moda (R$ 1,2 bilhão);
– Saúde & Beleza (R$ 291 milhões);
– Acessórios (R$ 231,5 milhões);
– e Casa & Jardim (R$ 158 milhões).
Meios de pagamento em 2023
Em relação aos meios de pagamento, as pequenas e médias empresas destacaram o cartão de crédito (49%) como a opção mais utilizada. Em segundo lugar ficou o Pix (38%), com relevância crescente perante os compradores — 2023 foi o ano com recorde de pedidos pagos com ele.