Uma pesquisa da Pipedrive revelou que a comunicação pré-venda é o principal desafio enfrentado pelas pequenas empresas. Segundo State of AI in Sales, dois terços das empresas têm dificuldades na fase inicial da comunicação, que envolve criar conhecimento e consideração sobre seus produtos ou serviços.
Além disso, o levantamento mostra que cerca de 60% dos entrevistados relataram dificuldades em gerenciar leads, desde manter o pipeline de potenciais clientes até qualificar e nutrir esses contatos.
O estudo se baseou nas respostas de 500 empresários e líderes sobre desafios e oportunidades para aumentar a produtividade em vendas. Além disso, o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) neste processo também foi abordado.
Espaço para melhorar
Além dos três estágios da adoção da IA, o relatório revela lacunas significativas que impedem as empresas de aproveitar totalmente os recursos oferecidos pela tecnologia. Embora 75% das empresas utilizem ferramentas com tecnologia de IA para criar conteúdo e 52% para resumi-lo, a maioria não avança para aplicações mais complexas.
Menos de um terço utiliza IA para transcrever chamadas (29%) ou pesquisar clientes potenciais (24%), e ainda menos fazem uso dela para inteligência de dados (17%) ou marketing (14%).
“Para muitas empresas, a adoção da IA ainda está em seus estágios iniciais. À medida que continua a remodelar o cenário empresarial, seu papel em vendas e marketing se tornou mais crítico do que nunca”, diz Dominic Allon, CEO da Pipedrive.
IA como solução
Entre os principais achados do relatório, destaca-se que a comunicação pré-venda é um desafio significativo, mas a IA pode ser uma solução. Aproximadamente 27% dos usuários atuais de IA e 24% dos potenciais usuários planejam utilizar essa tecnologia para agilizar interações, automatizando tarefas rotineiras como acompanhamentos e agendamento de reuniões.
A automação dessas tarefas administrativas permite que as equipes de vendas se concentrem em atividades mais estratégicas, contribuindo diretamente para a geração de receita.
No entanto, o relatório também indica que a adoção de IA nas equipes de vendas está chegando a um platô. Embora 75% dos usuários atuais utilizem IA para criação de conteúdo, apenas 55% dos potenciais usuários consideram isso uma prioridade.
Quase metade (47%) dos usuários atuais não planeja integrar ainda mais a IA em seus fluxos de trabalho, o que sugere uma visão estática da adoção dessa tecnologia.