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Pequenas empresas têm comunicação na pré-venda como principal obstáculo; IA pode ajudar

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa da Pipedrive revelou que a comunicação pré-venda é o principal desafio enfrentado pelas pequenas empresas. Segundo State of AI in Sales, dois terços das empresas têm dificuldades na fase inicial da comunicação, que envolve criar conhecimento e consideração sobre seus produtos ou serviços.

Pequenas empresas têm comunicação na pré-venda como principal obstáculo; IA pode ajudar
(Imagem: Envato)

Além disso, o levantamento mostra que cerca de 60% dos entrevistados relataram dificuldades em gerenciar leads, desde manter o pipeline de potenciais clientes até qualificar e nutrir esses contatos.

O estudo se baseou nas respostas de 500 empresários e líderes sobre desafios e oportunidades para aumentar a produtividade em vendas. Além disso, o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) neste processo também foi abordado.

Espaço para melhorar

Além dos três estágios da adoção da IA, o relatório revela lacunas significativas que impedem as empresas de aproveitar totalmente os recursos oferecidos pela tecnologia. Embora 75% das empresas utilizem ferramentas com tecnologia de IA para criar conteúdo e 52% para resumi-lo, a maioria não avança para aplicações mais complexas.

Menos de um terço utiliza IA para transcrever chamadas (29%) ou pesquisar clientes potenciais (24%), e ainda menos fazem uso dela para inteligência de dados (17%) ou marketing (14%).

“Para muitas empresas, a adoção da IA ainda está em seus estágios iniciais. À medida que continua a remodelar o cenário empresarial, seu papel em vendas e marketing se tornou mais crítico do que nunca”, diz Dominic Allon, CEO da Pipedrive.

IA como solução

Entre os principais achados do relatório, destaca-se que a comunicação pré-venda é um desafio significativo, mas a IA pode ser uma solução. Aproximadamente 27% dos usuários atuais de IA e 24% dos potenciais usuários planejam utilizar essa tecnologia para agilizar interações, automatizando tarefas rotineiras como acompanhamentos e agendamento de reuniões.

A automação dessas tarefas administrativas permite que as equipes de vendas se concentrem em atividades mais estratégicas, contribuindo diretamente para a geração de receita.

No entanto, o relatório também indica que a adoção de IA nas equipes de vendas está chegando a um platô. Embora 75% dos usuários atuais utilizem IA para criação de conteúdo, apenas 55% dos potenciais usuários consideram isso uma prioridade.

Quase metade (47%) dos usuários atuais não planeja integrar ainda mais a IA em seus fluxos de trabalho, o que sugere uma visão estática da adoção dessa tecnologia.