default
Publicidade: default

Pesquisa: 40% dos consumidores ainda não usam programas de benefícios online

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

A busca por vantagens nas compras online tem impulsionado a adesão dos consumidores aos programas de benefícios, uma estratégia cada vez mais presente no varejo digital. É o que aponta a pesquisa “Dados sobre o consumo e fidelização do Brasil 2025”, da Neogrid, companhia especializada em tecnologia e inteligência de dados, e a Opinion Box, empresa de tecnologia e soluções de pesquisa de mercado. Entretanto, de acordo com o levantamento, 40% dos brasileiros ainda não participam de nenhum programa em lojas virtuais, o que mostra que ainda há um potencial enorme a ser explorado pelas marcas.

default
(Imagem: reprodução)

Divulgado em junho, o estudo ouviu 2.300 pessoas e trouxe informações estratégicas para os varejistas. Entre os 60% dos consumidores que participam de algum programa de benefícios, 27% compram com frequência na mesma loja virtual, indicando que alguns programas já conquistaram a preferência de mais da metade dos brasileiros.

“Além de preço e qualidade, os consumidores estão atentos aos benefícios que podem ser oferecidos durante a compra e os 40% que ainda estão fora desses programas representam uma grande oportunidade para o varejo aumentar sua base de clientes”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.

Oportunidade para aprimorar a comunicação

Para Esparza, a chave está em entender melhor os hábitos e preferências do público. Neste cenário, o retail media, estratégia que insere anúncios dentro dos próprios canais de venda, como sites e apps pode ser um diferencial. “Ao impactar o consumidor no momento e com o produto certo, as chances de conversão aumentam”, afirma o executivo.

A pesquisa também destaca alguns pontos que podem ser decisivos na hora de atrair mais clientes para os programas de benefícios, entre eles está a estratégia omnichannel, que fortalece o contato e a experiência do cliente, ao integrar campanhas físicas e digitais. Um exemplo está no setor de supermercados, que usam amplamente esse recurso e como mostra o levantamento da Opinion Box, 66% dos entrevistados participam de programas desta categoria.

Para o varejista, a dica é focar nos benefícios mais desejados pelos consumidores. Os dados do estudo indicam que, ao aderir a um programa, 60% dos clientes buscam descontos, 54% milhas aéreas e 42% promoções exclusivas.

Na pesquisa também aparecem os aplicativos como as plataformas mais utilizadas pelos consumidores na hora de buscar um produto. Ao todo, quase 75% dos clientes acessam diariamente algum app de e-commerce, por isso essa plataforma representa uma oportunidade constante para comunicar benefícios, promoções e facilitar a experiência de compra.

Por fim, os dados confirmam que o cartão de crédito é uma modalidade que facilita as compras e o engajamento, com acúmulo de pontos em programas. Cerca de 60% dos entrevistados preferem este método para pagamento e a loja pode posicionar os benefícios na página de checkout, usando o retail media, por exemplo.

Publicidade: default