Praticamente nenhum empreendedor de e-commerce, no Brasil ou no mundo, conseguiu prever, meses antes, o que foi o primeiro semestre de 2020. A pandemia do novo coronavírus obrigou o isolamento social e, com ele, o fechamento de lojas físicas, gerando uma grande transformação digital do varejo. Mas o que será do setor a partir de agora? Querendo projetar o que será o comércio eletrônico a partir de agosto, a Adtail Newblue se uniu ao E-Commerce Brasil para realizar a pesquisa Perspectivas do Segundo Semestre.
No total, foram entrevistados 143 varejistas online dos mais diversos ramos, como Moda, Automotivos, Casa e Decoração, Alimentos, Construção, CMB, Informática, Eletrônicos, Saúde, Educação, entre outros. A pesquisa mostra uma tendência dos varejistas em apostar no marketing como meio de alavancar as vendas a partir de agosto.
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Expectativas altas
Com o avanço das vendas online alavancado pela pandemia, a maioria dos varejistas pretendem aumentar o investimento em marketing digital. A pesquisa mostra que 53,1% dos entrevistados pretendem superar os valores planejados antes da pandemia, enquanto 19,6% vão diminuir os investimentos.
O investimento maior no marketing está de acordo com as expectativas de vendas. 39,9% esperam superar a meta do período, enquanto 35,7% acredita que, afetados pela pandemia, não vão conseguir atingir a meta avaliada no início do ano.
Se as vendas online já tiveram um boom no primeiro semestre, as expectativas para o segundo semestre são ainda maiores. 72% dos varejistas acreditam que haverá um crescimento em relação aos seis primeiros meses de 2020, enquanto 12,6% avaliam que não conseguirão superar os valores obtidos até julho.
Para que as perspectivas sejam alcançadas, os varejistas pretendem aumentar o estoque. Vale lembrar que o segundo semestre costuma atrair mais vendas online por conta de datas importantes para o setor, como Natal e Black Friday.
Sobre a Adtail Newblue:
A Adtail Newblue é uma agência de marketing digital especializada em performance e inteligência de dados. Conta com escritórios de operação em São Paulo e Porto Alegre, sob o guarda-chuva da holding DBG (Digital Branding Group). Atua no digital entregando estratégias e resultados para marcas de diferentes segmentos, com serviços de Mídia Online, Business Intelligence, Produção Criativa, Conteúdo Digital, SEO e CRM.