A Nielsen (NYSE: NLSN) apresentou a pesquisa “ELAS: comportamentos e barreiras”. Desenvolvida em parceria com Opinion Box, tem como objetivo estimular a inclusão por meio de técnicas de pesquisa da companhia. Além disso, busca entender o perfil das mulheres brasileiras em diferentes frentes, trazendo uma reflexão sobre comportamentos e particularidades.
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O estudo
Realizado entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022, o levantamento da Nielsen utilizou um questionário online para 1.000 pessoas de todas as regiões do país. Dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero. Já em relação aos setores analisados, estão:
- Vestuário;
- alimentação;
- eletrônicos;
- maquiagem;
- bebidas;
- decoração;
- pets;
- automotivos;
- medicamentos;
- artigos esportivos, entre outros.
Vale destacar que a pesquisa fornece insights sobre os hábitos de tendências e comportamento dos brasileiros, em especial às mulheres. Portanto, permite orientar as estratégias das empresas para chamar a atenção das consumidoras.
Confira abaixo alguns destaques da pesquisa da Nielsen e como o mercado feminino tem se destacado em cada segmento:
Domínio feminino no ambiente virtual
O número de brasileiros que usam a internet continua em crescimento, e com isso a presença feminina também. De acordo com o levantamento Nielsen, o público feminino tem maior presença mais assídua no ambiente virtual em relação ao público masculino. Quando questionadas sobre a frequência que usam a internet, 90% das entrevistadas disseram se conectar diariamente.
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Entre os homens o percentual de acesso diário é de 83%. Além disso, ao serem perguntadas sobre suas atividades online nas últimas semanas, 80% das mulheres afirmaram que a principal atividade é o acesso às redes sociais. Por outro lado, apenas 65% dos homens utilizam as redes sociais.
Mulheres lideram o uso de Smartphone
Smartphone é o principal dispositivo para os respondentes. Além dos brasileiros serem os maiores consumidores de celular, as mulheres dominam o uso dele no Brasil. Quando questionados em que tipo de dispositivo(s) acessam a internet regularmente, de todos entrevistados 90% responderam que utilizam o telefone móvel, seguido de 4% de notebook, 3% de desktop e 2% de tablet.
Influencers/famosos e Vlogs conquistam maior atenção das brasileiras
Fenômeno nas redes sociais, os influenciadores/famosos e Vlogs conquistam maior parte da atenção das pessoas que acessam a internet. De acordo com o levantamento, o público que acompanha influenciadores é em sua predominância feminino (45%) e está entre 24 a 45 anos, enquanto os homens ficam com 24%. Quando questionadas se já compraram algum produto ou serviço divulgado por um influenciador, 42% das mulheres afirmaram positivamente. Deste total, 78% delas dizem que valeu a pena seguir a dica
Streaming e entretenimento como favoritos das consumidoras
Em amplo crescimento, os serviços de streaming têm conquistado o público brasileiro. A pesquisa da Nielsen também revela que conteúdos “On demand”, principalmente de vídeos como YouTube, Netflix e Amazon Prime são os preferidos de 70% do público, sendo mais popular entre jovens de 24-35 anos. Em seguida, aparecem aplicativos para armazenamento de fotos e sites de vagas de emprego, ambos com 64% da preferência. Elas também assistem a mais vídeos, filmes e programas de TV que o público masculino (67% das mulheres revelaram realizar essas atividades nas últimas semanas contra 59% dos homens).
Potencial da mulheres na conversão e engajamento junto a mídia e anunciantes
Com maior potencial de engajamento junto aos anunciantes, as consumidoras são mais impactadas com campanhas e anúncios relacionados a vestuário e alimentos. Para 48% das entrevistadas, publicidade voltadas a roupas e calçados são mais lembradas — contra 27% dos consumidores do sexo masculino. Quando o assunto é alimento, 45% das mulheres afirmam se lembrar de serem impactadas com anúncios do gênero, enquanto entre os homens o percentual fica em 32%.
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Além de poder na decisão de compra, o público feminino está mais propenso a adquirir o item visto em campanha publicitária. Em setores como vestuário, 31% das mulheres declaram ter efetuado uma compra de vestuário após virem uma propaganda. O ramo da alimentação fica em segundo lugar, com 30%. Os principais produtos de interesse das mulheres pesquisadas são itens de beleza e alimentos.
Mulheres despontam em quase todos os setores analisados
Outro ponto considerado pela Nielsen foi o alto consumo de informações e produtos online. Quando questionado sobre quais tipos de conteúdo consomem online, o público feminino afirmou que costuma consumir principalmente música, notícias, séries e conteúdo relacionado a saúde e beleza. Abaixo, o comparativo e os principais destaques:
- Música – Público feminino: 57% / Público masculino 44%;
- Notícias – Público feminino: 56% / Público masculino 58%;
- Filmes – Público feminino: 53% / Público masculino 55%;
- Séries – Público feminino: 50% / Público masculino 42%;
- Beleza – Público feminino: 45% / Público masculino 16%;
- Culinária – Público feminino: 42% / Público masculino 19%;
- Entretenimento – Público feminino: 34% / Público masculino 31%;
- Educação – Público feminino: 33% / Público masculino 25%;
- Viagens e Turismo – Público feminino: 32% / Público masculino 22%;
- Documentários – Público feminino: 25% / Público masculino 29%;
- Exercícios em casa – Público feminino: 21% / Público masculino 13%;
- Influencers – Público feminino: 21% / Público masculino 11%;
- Conteúdo infantil – Público feminino: 18% / Público masculino 8%;
- Animais/pets – Público feminino: 15% / Público masculino 10%;
- Games – Público feminino: 14% / Público masculino 24%;
- Vlogs – Público feminino: 12% / Público masculino 10%;
- Esportes – Público feminino: 11% / Público masculino 29%;
- Anúncios – Público feminino: 11% / Público masculino 11%;
Para acessar a pesquisa completa da Nielsen sobre o comportamento das mulheres, clique aqui.
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