Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva e pela Abrasel aponta que consumidores e restaurantes desejam alternativas aos modelos atuais de delivery, com menor custo para estabelecimentos e preços mais acessíveis para o público.

Segundo a pesquisa, 63% dos consumidores já deixaram de fazer pedidos devido ao preço. Além disso, 94% dos clientes e 81% dos restaurantes acreditam que, sem as taxas cobradas pelos aplicativos, seria possível oferecer pratos mais baratos no delivery.
Entre os estabelecimentos, 85% afirmaram que investiriam o valor economizado em melhorias na operação e 82% destinariam recursos para contratar mais funcionários. Do lado do consumidor, 92% disseram que fariam mais pedidos caso houvesse um aplicativo sem cobrança de taxas para os restaurantes.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destacou que há demanda por opções mais acessíveis e sustentáveis no setor. “Qualquer modelo capaz de oferecer esse equilíbrio tem potencial para conquistar o público brasileiro e tornar o serviço ainda mais democrático”, afirmou.
Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, reduzir comissões pode gerar benefícios que vão além do aumento de lucro para restaurantes, incluindo estímulo ao empreendedorismo, inovação, geração de empregos e fortalecimento da economia local.
A pesquisa foi realizada com 2.000 consumidores da Região Metropolitana de São Paulo e 500 restaurantes.