Uma pesquisa in app realizada pela Shopee (entre março e abril de 2023) mostrou que 3 em cada 10 lojistas têm o e-commerce como principal fonte de renda. Dos respondentes, 35% afirmaram que a Shopee é hoje sua principal plataforma na geração de receita. O levantamento analisou 1.460 respostas de empreendedores com produtos ativos em suas lojas.
Outro dado trazido no estudo mostra que mais de 50% dos participantes dizem que a Shopee teve alto ou médio impacto em suas vidas. Além disso, a estimativa é que o marketplace tenha trazido ao e-commerce mais de 500 mil vendedores que não vendiam online antes.
“Hoje, já são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros registrados em nossa plataforma. Essa pesquisa nos mostra que estamos no caminho certo de contribuir para o sucesso desses parceiros e transformar suas vidas por meio da tecnologia”, comenta Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee.
Impacto local Shopee
Quando perguntados sobre os principais impactos que o marketplace promoveu em suas vidas, a maioria dos vendedores pontuou:
– aumento da renda familiar;
– independência financeira;
– e possibilidade de expansão de seus negócios.
Além disso, a pesquisa indica que os vendedores Shopee empregam cerca de 600 mil pessoas. De acordo com as estimativas, mais de 390 mil vendedores puderam começar a economizar e aplicar o dinheiro desde que começaram a vender na Shopee — cerca de 190 mil adquiriram bens a partir de suas atividades no comércio eletrônico. A expansão de negócios para outras regiões do país foi o maior impacto para mais de 370 mil lojistas.
Perfil do empreendedor Shopee
Ao recortar o perfil do empreendedor da Shopee por gênero, mais de 50% dos lojistas se autodenominam mulheres e cerca de 40% assinalaram a opção homem. Mais de 70% dos vendedores se encontram na faixa etária entre 25 e 45 anos. No entanto, é possível notar que entre 36 a 45 anos é a média de idade entre os lojistas da plataforma. Além disso, pessoas a partir de 46 anos representam 19% dos respondentes.
A região sudeste garante a maior concentração de vendedores do marketplace, sendo São Paulo o estado com maior número (seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro). Outra região que se destaca, com aumento no número de novos lojistas é o Nordeste — em especial os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, respectivamente.
Recursos para otimização das vendas
Ao longo desses três anos, a Shopee tem investido e aprimorado suas operações para melhorar a experiência dos vendedores e ajudá-los a alavancar suas vendas. Atualmente, mais de 85% das vendas na plataforma são de lojas locais e 9 a cada 10 pedidos são de CNPJ. Recentemente, aliás, a empresa promoveu encontros gratuitos para auxiliar vendedores pelo Brasil.
Além das campanhas de datas duplas — com benefícios e ofertas para lojistas atingirem mais usuários —, há também a oferta de ferramentas para otimizar visibilidade e performance dos e-commerces, Um dos exemplos é o Shopee Ads, cuja finalidade é a de ajudar vendedores por meio de anúncios personalizados.
Por fim, destaque aos conteúdos do Centro de Educação do Vendedor, que já capacitou mais de 60 mil pessoas em mais de 30 tipos de cursos. De acordo com o levantamento, mais de 41% afirmam que participar das trilhas de aprendizagem fornecidas pela empresa é uma das formas de melhorar a performance de suas lojas.