Um levantamento da Neotrust mostra que o mercado de produtos pet continua a se expandir no e-commerce brasileiro. Só no primeiro semestre de 2024, a categoria faturou R$ 1,3 bilhão, com crescimento de 3,2% entre os primeiros trimestres de 2023 e 2024.
O e-commerce retomou um crescimento acima de 10% no início de 2024, e o segmento de pet shops está alinhado a essa tendência, avançando significativamente em termos tecnológicos
Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust
Crescimento do mercado pet por regiões
Apesar do aumento de 3,2%, o estudo mostra que as dinâmicas separadas por regiões são variadas. Na região Norte, por exemplo, houve um expressivo crescimento de 40,5% ano após ano — embora ainda represente apenas 2,0% do total do faturamento digital.
O Sudeste, por outro lado, registrou um aumento de 6,5% e responde por mais de 68% do faturamento total. Outras regiões enfrentaram retrações, com quedas de 2,7% no Nordeste, 6,8% no Sul e 10,8% no Centro-Oeste.
Categorias de produtos para pets
No que se refere às categorias de produtos, a alimentação para cães permanece como a principal. Afinal, ela representando 45,7% do faturamento no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 13,6% em relação ao período anterior.
Muito próximo a esste patamar, produtos de saúde para animais e alimentos para gatos também mostraram aumentos significativos de 31,4% e 14,5%, respectivamente. No entanto, houve declínios nas vendas de aquários e brinquedos para animais.
Predominância das lojas especializadas
Consumidores têm mostrado preferência por realizar suas compras em lojas especializadas, como PetLove, Petz ou Cobasi. Juntas, as empresas representaram 77,9% do faturamento no primeiro trimestre de 2024. Trata-se de um aumento significativo em relação aos 66,5% observados no primeiro trimestre de 2021.
A frequência das compras em pet shops também demonstra uma tendência de alta, com os consumidores realizando em média cinco compras por ano em lojas especializadas.
Tícket médio das compras
No primeiro trimestre de 2024, o valor médio por compra aumentou de R$ 118,9 em 2021 para R$ 154,7 — um aumento de 30% em três anos.
Para Laloux, a frequência de compras e o ticket médio são métricas cruciais para entender as dinâmicas das categorias. “Ambas estão positivas para o segmento de pet shop, sinalizando boas perspectivas para o futuro”, finaliza.