Na última quarta-feira (31), o Pinterest promoveu um evento fechado à imprensa para contar, em detalhes, as tendências que vão dominar 2024. Rogério Nicolai, líder do time de negócios, e Julia Busch, líder de insights da América Latina, levaram os principais aprendizados e as recomendações para o ano novo.
Contabilizando mais de 482 milhões de pessoas que acessam a plataforma mensalmente, a marca detalha a importância de trabalhar para o desenvolvimento de experiências mais inclusivas e, principalmente, diversas.
Diferenças essenciais
Nicolai ressalta a necessidade de compreender a diferença entre dois conceitos centrais quando se trata de previsão de comportamentos e produtos: modismo e tendência.
O primeiro termo faz alusão a movimentos que nascem de forma acelerada e deixam de ser relevantes na mesma velocidade. “Quando começamos a perceber algo como modismo, significa que seu fim já está próximo”, explica o executivo.
Já o termo tendência, representa uma evolução no comportamento do consumidor. Isso significa que há uma mudança de clima cultural e a novidade rompe com as normas existentes até o momento.
O que esperar para 2024?
Com uma média de 80% de acerto na previsão de tendências, os principais pontos apresentados pela marca incluem o segmento de beleza, moda, decoração e comidas. O grande diferencial no relatório é a capacidade de acompanhar os assuntos mesmo que estes se tornem uma tendência, pois a rede social é usada majoritariamente para planejamento.
As tendências de destaques do evento foram:
– Metal sensacional: itens metalizados, como roupas, objetos de decoração e até mesmo unhas metalizadas;
– Cantinho do café: trazendo a experiência de uma cafeteria de verdade para dentro de casa;
– País tropical: drinks alcoólicos usando frutas como abacaxi, limão, manga e coco;
– Mashup mexido: combinação de culinárias de países totalmente diferentes, por exemplo, taco de hambúrguer ou espetinho de guloseimas;
– Azul a mil: uma paleta de tons azuis, incluindo roupas, maquiagem, roupas e unhas;
– Viva a água viva: cortes de cabelo, roupas e luminárias inspiradas no animal marinho.